Ao lado de lideranças, governador anuncia recursos para região

13/08/2019 - Publicado por: Patricia - Categoria: Gabinete - Tags: governador 280

A passagem do governador Carlos Moisés em Jaraguá do Sul nesta segunda-feira, 12, foi marcada pelo anúncio de investimentos para a região do Vale do Itapocu. No total, serão destinados mais de R$ 110 milhões para a Infraestrutura e Defesa Civil, incluindo o reinício das obras de duplicação do trecho estadualizado da BR-280, a contenção do trecho que deslizou na SC-108, em Guaramirim e a compra de um radar meteorológico que cobrirá todo o Norte Catarinense. Também foram anunciados recursos para construção de uma estação de Tiro Olímpico no Parque de Eventos e para o Hospital São José.

Segundo o governador, os investimentos anunciados só são possíveis porque o Estado tem feito esforços para concentrar recursos nas áreas essenciais, já que ainda está impedido de fazer financiamentos.

Do pacote anunciado, a obra mais complexa é a retomada da duplicação da BR-280, que ainda tem um investimento previsto de mais de R$ 100 milhões para a execução e outros R$ 3 milhões para a supervisão. "Há um direcionamento nosso para investir justamente nas obras que vão ter impacto maior para o desenvolvimento dos municípios, como é o caso da BR-280", relara Moisés.

O reinício dos trabalhos é parte do programa Novos Rumos, um pacote de intervenções estratégicas do Governo do Estado para melhorar a infraestrutura rodoviária em Santa Catarina.
De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Carlos Hassler, a equipe técnica do governo deve se reunir nesta terça-feira, 13, com as empresas executora e supervisora da obra para definir os detalhes do reinício dos trabalhos.

O contrato prevê adequação, duplicação, melhoramentos e restauração da pista existente e obras de arte especiais no trecho entre os entroncamentos com as rodovias SC-108 (que vai para Joinville) e a Ponte do Portal, sobre o Rio Itapocuzinho, no limite entre Guaramirim e Jaraguá do Sul.

O prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli lembrou ao governador que a obra é essencial para garantir o desenvolvimento da região. “Jaraguá do Sul vem perdendo empresas em função da falta de logística. Não podemos continuar assim. Essa é uma obra que vai trazer retorno financeiro não só para região, mas para toda Santa Catarina, precisa ser tratada como prioridade”, pediu o prefeito.

Ao falar, o presidente da Acijs agradeceu ao governador pela primeira visita ao município e ressaltou que o modelo de gestão pública adotado em Jaraguá do Sul deve servir de exemplo e incentivo.

Contenção e recuperação da SC-108

Na recuperação da SC-108, serão investidos R$ 2,155 milhões para a elaboração do projeto e a execução do trabalho, em convênio com o governo federal. A rodovia está interditada desde fevereiro.

Antes do anúncio do investimento na recuperação da via, o governador optou por ir até o local do deslizamento, acompanhado de técnicos da Defesa Civil e da Secretaria de Estado da Infraestrutura, além de lideranças locais, para compreender o trabalho que precisará ser executado.

Radar meteorológico

A Defesa Civil anunciou a abertura de licitação para a aquisição de um radar para melhorar a leitura meteorológica de todo o Norte Catarinense. O investimento previsto para a compra é de até R$ 5,5 milhões. De acordo com chefe da Defesa Civil do Estado, João Batista Cordeiro Júnior, o equipamento fará registros em um raio de até 100 quilômetros. Diretor de Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Hideraldo Colle vem batalhando pelo equipamenteo há mais de dois anos. “Vamos ter informações mais precisas e com maior antecedência”.

Estação de tiro

O governo do Estado também anunciou a liberação de uma emenda de R$ 800 mil para construção de uma Estação de Tiro Olímpico no Parque de Eventos. O projeto é da Prefeitura e já está pronto para licitação.

Recurso ao Hospital São José

Dutante a visita do governador Carlos Moisés também foi assinado um convênio para repasse de R$ 3,87 milhões ao Hospital São José. O montante é um complemento ao que havia sido conveniado para 2019, conforme a produtividade apresentado pelo hospital no ano passado. Também participaram do ato representantes do hospital, entre eles o presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Chiodini.

O Hospital São José é referência no atendimento em urgência e emergência, alta complexidade em neurocirurgia, ortopedia, traumatologia, oncologia e transplantes. A unidade é administrada pela Sociedade Divina Providência. Na avaliação do presidente do Conselho Deliberativo do hospital, o momento é de comemoração. "A nossa produção é muito significativa, e nunca tivemos um apoio como estamos tendo agora. É muito importante para continuarmos com os investimentos no atendimento e na tecnologia que estamos implementando aqui", considera Chiodini.