Amanhã (2) é dia de Parada Pedagógica da educação infantil

01/10/2015 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Educação - Tags: educacao infantil parada pedagogica 2015 terceira zilma oliveira

Cerca de 900 profissionais participam do evento

A Secretaria da Educação de Jaraguá do Sul promove nesta sexta-feira (2), no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), a terceira e última edição do ano da Parada Pedagógica da Educação Infantil. Com a presença de aproximadamente 900 profissionais da rede municipal de educação, a edição tem como principal tema a Base Nacional Comum Curricular, disponibilizada pelo MEC recentemente e que baseia o currículo de toda a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio no País. O objetivo do evento é aprimorar cada vez mais o atendimento e o currículo oferecido às crianças de zero a quatro anos nos centros municipais de educação infantil, nas pré-escolas e também nos centros de educação infantil particulares de Jaraguá do Sul. (A foto ao lado é da primeira edição de 2015 da Parada Pedagógica, que aconteceu em março em cada centro municipal de educação infantil).

A parada acontecerá na parte da manhã e da tarde em três locais. No Cejas, no auditório maior, haverá a palestra com a dra. Zilma de Oliveira (SP), uma das elaboradoras da Base Nacional Comum Curricular. Essa palestra será voltada aos professores, auxiliares de sala, atendentes de berçário, recreadores, técnicos de enfermagem, secretários e diretores. No auditório do piso térreo, a palestra terá o tema “Qualidade de vida e as relações interpessoais no trabalho”, abordado pela educadora física Josiane Freitas e pela assistente social Juliana Boligon. Essa palestra será voltada a agentes de alimentação e agentes de limpeza.

Outros quarenta profissionais da alimentação terão uma capacitação paralela na tarde dessa quinta-feira (1º/10), no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos (Sinsep). E na tarde de sexta-feira (2), uma aula prática na cozinha do Centro de Educação Infantil Carlo Andrei Emmendoerffer. A ministrante será a nutricionista Allana Machado Campestrini.

Centros de educação infantil particulares e membros do Conselho Municipal de Educação também foram convidados a participar do evento.

Base Nacional Comum Curricular

Entre os temas que serão discutidos na palestra "O currículo na educação infantil a partir das diretrizes curriculares nacionais: um olhar sobre a prática pedagógica" estão:

-Campos de experiências e objetivos da aprendizagem na educação infantil

-O eu, o outro e o nós

-Escuta, fala, pensamento e imaginação

-Traços, sons, cores e imagens

-Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

-O direito de conviver, brincar, participar, explorar, comunicar e conhecer-se

A Base Nacional Comum Curricular na íntegra está disponível no site basenacionalcomum.mec.gov.br

No dia da parada pedagógica não há atendimento às crianças na educação infantil, como já previamente avisado aos pais e responsáveis.