Alunos de Jaraguá do Sul seguem treinos para a Olimpíada de Robótica

08/08/2019 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Educação - Tags: robotica olimpiada

Evento acontece no próximo dia 17 no Colégio Marista e deve envolver 250 alunos de rede municipal de ensino

No ritmo de contagem regressiva, os alunos da Rede Municipal de Ensino de Jaraguá do Sul se preparam para a fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece no próximo dia 17 no Colégio Marista. Neste fim de semana, os preparativos seguem na escola Atayde Machado e na própria Secretaria de Educação da Prefeitura de Jaraguá do Sul (Semed).

Hoje o Projeto de Robótica atende 17 escolas municipais em Jaraguá do Sul onde são envolvidos cerca de 450 alunos de 6º ao 9º ano e as escolas integrais a partir do 3º ano. “Destes, 250 estarão representando Jaraguá do Sul na Olimpíada Estadual”, reitera o coordenador de Robótica da Semed, Rafael Weber Martins. “Esses preparativos também estão ocorrendo durante a semana nas próprias escolas.”

Nestes treinos os estudantes fazem os últimos ajustes na programação de seus protótipos para que no dia da apresentação nada saia errado. Os pequenos protótipos são programados para executar tarefas que vão desde percorrer um breve trecho em linha reta, superar obstáculos na pista até o resgate de vítimas acidentadas. É um olho no computador e outro no robô, literalmente. A todo instante, os alunos fazem ajustes e e discutem a melhor forma do robô executar a tarefa. “Eles programam no computador e testam, por erro e acerto, no próprio robozinho”, explica o professor de Robótica, Roni Santos, que também acompanha os treinamento.

O boom da robótica, explica Santos, ocorreu após a ótima performance de Jaraguá do Sul que terminou como vice-campeão estadual da Olimpíada. “Com apenas cinco equipes fomos superbem. Desde então, estamos com o pensamento de participar com mais alunos e de uma forma melhor ainda. E a expectativa é muito boa para que isso aconteça já que gora estamos aproximadamente com 50 equipes.

Um dos alunos que estava nas equipes e ajudaram a Jaraguá a conquista a conquistar o 2º lugar na Olimpíada de Robótica no ano passado, Dan Felipe Duarte, 14 anos, é quase um consultor para colegas que começaram agora na nova disciplina. “A gente está mais preparado e evoluído na robótica e também com mais autoestima pelo que fizemos em 2018. Sem contar que pelo fato da Olimpíada ser em Jaraguá também teremos apoio de nossos pais”, disse o aluno que hoje cursa o 9º ano na Escola do Loteamento Amizade.

Já sua colega, Leidiane Martins, 13 anos, está estreando no estudo de robótica por influência de sua irmã mais velha. “Ela já fazia e me incentivou a fazer também e agora estou adorando”. sorriu a aluna da Escola Francisco Salomon que segue focada na fase estadual da OBR.