Categorias



Alunos do Jaraguá 84 visitam empresa no Czerniewicz

29/05/2014 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Educação - Tags: escola jaragua 84 artama

Projeto Aprender e Empreender envolve 25 alunos dos 7ºs e 8ºs anos

Esta quarta-feira (28) foi um dia diferente para 25 alunos dos 7ºs e 8ºs anos da Escola Luiz Gonzaga Ayroso, no bairro Jaraguá 84. Prevista no Projeto Aprender e Empreender, a visita à empresa Artama Metalmecânica, no bairro Czerniewicz, não só estimulou a curiosidade dos estudantes como também solucionou dúvidas que às vezes surgem dentro da sala de aula, nas disciplinas de matemática, língua portuguesa, inglês, geografia. Conceitos como missão, visão e valores foram explicados para os adolescentes, assim como o funcionamento do setor financeiro, de RH, o processo produtivo desde a matéria-prima até o produto final, e também como se faz o contato com os clientes. A empresa Artama fabrica carros hidráulicos, elevadores de carga e empilhadeiras, entre outros produtos.

Os alunos conheceram a área administrativa e a área produtiva da empresa com o objetivo de começar a conhecer como funciona uma empresa e também saber o que procura como mão de obra na cidade. A empresa Artama foi a primeira a participar do projeto, uma iniciativa da Secretaria da Educação, em parceria com a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), que quer levar informações das empresas para as escolas e das escolas para as empresas de Jaraguá do Sul.

“A ideia surgiu do secretário (da Educação) Elson, que sabia da dificuldade das empresas em encontrar mão de obra qualificada na região e, ao mesmo tempo, sabia da necessidade de os alunos conhecerem o mercado de trabalho da cidade, que não é formado só das grandes empresas que conhecemos, mas também de muitas outras pequenas e médias empresas. Os alunos participantes estão adorando a iniciativa e começam a relacionar o que estudam na sala de aula com o que é necessário saber para trabalhar ou ter uma empresa”, explica a coordenadora do projeto na Escola Luiz Gonzaga Ayroso, Sabrina Oliveira Goulart.

Ela conta que, após a visita, os 25 alunos vão usar os conhecimentos adquiridos para montar uma miniempresa dentro da escola para vender os objetos de artesanato, produzidos durante oficina no contraturno da aula. “Estamos pensando em envolvê-los em todo o processo, desde a compra dos materiais até a venda do produto final. Eles mesmos terão que se organizar, cada um com uma função, assim como acontece em uma empresa de verdade”, adianta Sabrina.
 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000