Categorias



Além da sala de aula: Interpretação teatral na Escola Helmuth Duwe

17/06/2019 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Educação - Tags: aula helmuth duwe rio luz teatro interpretacao socializacao

Todas as terças-feiras, depois que terminam as aulas da tarde, Katia Fuchter (ao lado, à direita da foto), aluna do 9º ano da Escola Helmuth Duwe, no Rio da Luz, participa das aulas de teatro, ministradas pela professora Alessandra Janssen. Katia conta que, graças à participação nessa atividade extra, tem contato com colegas de diferentes idades, de diferentes turmas, com quem não teria afinidade se não fossem as aulas de teatro. “Durante as aulas de interpretação, há muita troca de aprendizado”, comemora a aluna. Além das aulas de teatro de terça-feira, oferecida a alunos de 8º e 9º ano, a professora Alessandra, que durante o dia leciona na mesma escola Língua Portuguesa, também dá aula de teatro para alunos do 6º e 7º ano nas quintas-feiras. O projeto é patrocinado pela Secretaria Municipal de Educação.

“Tudo começou com um pedido da diretora Mirtes, que sugeriu uma peça de teatro no Dia das Crianças no ano passado. Como eu já fiz parte do curso de teatro da Scar, ensaiei com alguns alunos e apresentamos a peça na escola. Depois apresentamos também no evento Integração de Teatro Estudantil da Scar, no fim do ano passado. A peça fez sucesso, os alunos se interessaram e agora temos o projeto oferecido fora do horário de aula para alunos do 6º ao 9º ano”, conta a professora Alessandra (na foto, do lado esquerdo).

Jeane Mira, 14 anos, aluna do 8º ano, tem jeito de tímida e de que não fala em público. E era assim mesmo. Mas, antes das aulas de teatro. Os exercícios de improvisação e dramatização ajudaram Jeane a se desinibir e agora as apresentações de trabalhos na sala de aula são feitas com muito mais desenvoltura. “O teatro também me ensinou a trabalhar em equipe. Quando esquecemos uma fala em cena, por exemplo, os atores precisam se ajudar, se não, a peça não sai. Assim também é na sala de aula. Temos que saber trabalhar em equipe”, ressalta Jeane. 

A colega de teatro Keli Hüttl, do 6º ano, concorda com Jeane e destaca a interpretação dos textos como sua grande aliada do teatro para a sala de aula. “Aprendemos a interpretar os textos que vamos apresentar nas peças. Isso me ajuda nas aulas de português e outras disciplinas também”, conta. Os alunos já se prepararam para apresentações na escola e fora dela. A última foi na festa junina da escola neste fim de semana, quando o casamento caipira teve um ar de profissional, com a interpretação dos alunos do curso de teatro.

  



  





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000