Agricultura familiar é o tema do fórum da tarde de hoje

17/10/2014 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Agricultura - Tags: forum conselho agricultura

Autoridades municipais e estaduais, integrantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) e agricultores da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) estão reunidos, na tarde de hoje, na Sociedade 25 de Julho, no bairro Jaraguá 99, para discutir a “Agricultura Familiar e Cadastro Ambiental”.  Este é o tema do Fórum Municipal de Agricultura Familiar.
De acordo com a presidente do Comsea, Marlene da Silva Felesbino, a realização do Fórum visa “reconhecer a importância estratégica da agricultura familiar para a inclusão produtiva e para a segurança alimentar da região". Ela lembra que esta atividade foi eleita pelos 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), durante Assembleia Geral da entidade em dezembro de 2013, como tema de 2014, declarando ser este o Ano Internacional da Agricultura Familiar. “Esta declaração, inédita para o setor, é resultado do reconhecimento do papel fundamental que o sistema agropecuário sustentável desempenha para o alcance da segurança alimentar no planeta", disse.

A programação do Fórum prevê uma mesa-redonda, com a realização de duas palestras: “Políticas de Agricultura Familiar, Cooperativismo e Agroturismo”, com o secretário estadual da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Airton Spies; e “Cadastro Ambiental Rural, PAA e PNAE”, com o engenheiro agrônomo Hector Haverroth. Após as palestas, serão debatidos três eixos – Agroturismo, Cooperativismo e Programas Institucionais –, seguidos de apresentações das discussões e elaboração de um documento que deverá ser encaminhado para autoridades competentes.