Agricultoras discutem papel da mulher no setor rural

21/11/2018 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Agricultura - Tags: mulheres agricultoras

Numa parceria entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) e Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Abastecimento, foi realizado nesta quarta-feira (21), o 17º Encontro Municipal de Agricultoras. O evento reuniu cerca de 70 mulheres na Recreativa da Empresa Marisol, na Rua Professora Adélia Fischer, no bairro Vila Baependi.

Após a recepção e abertura, o programa do encontro foi aberto com a palestra “Mulheres protagonistas e sua própria história”, proferida pela chefe de Gabinete da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Emanuela Wolff. Na sequência, o tema abordado foi “Plantas medicinais” que teve como palestrante o técnico da Epagri Alésio Passos dos Santos. Após o almoço a programação do encontro se encerrou com troca de sementes mudas entre as participantes.

Para Josiane de Souza Passos, organizadora e extensionista social da Epagri, o objetivo de encontros como esse é valorizar o papel da mulher no meio rural. Ela tem um papel muito importante na propriedade, na vida da família como toda a mulher. “A mulher desenvolve ações que são pertinentes ao cotidiano da propriedade, muitas vezes propiciando o equilíbrio necessário para o desenvolvimento da atividade agrícola.

Já o gerente da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Adriano Luiz Roik, eventos como este são fundamentais não só para a valorização da mulher no campo. “Para nós da Secretaria nada é mais importante que manter essas famílias no meio rural e a mulher é a peça fundamental para a família e para a estabilidade dos negócios mantidos por ela no meio rural. Tanto nós como a própria Epagri, pensa muito nisso quando promove este tipo de encontro.

Adriano Roik também adianta que Jaraguá do Sul foi confirmado para ser sede do próximo encontro regional de mulheres agricultoras que está previsto para ocorrer em setembro do próximo ano e quando são esperadas cerca de 400 participantes locais e de municípios vizinhos.

Além das palestras e da confraternização entre as produtoras rurais a reunião desta quarta-feira também contou com uma pequena mostra de produtos artesanais feitos a partir da fibra da bananeira promovida pela Associação Tramas e Fibras, formada por artesãs de Jaraguá do Sul.