Agosto abre com mais dois cursos Senar/PMJS para produtores rurais

28/07/2015 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Agricultura - Tags: cursos senai semag

Inscrições para as capacitações sobre Controle Agroecológico de Pragas e Doenças e Manejo de Gado de Leite já estão abertas

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura da Prefeitura de Jaraguá do Sul informa que já estão abertas as inscrições gratuitas para mais duas capacitações feitas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) voltadas a produtores rurais do município. Nos dias 6 e 7 de agosto está programado o curso sobre Controle Agroecológico de Pragas e Doenças. Já nos dias 13 e 14 do mesmo mês ocorre a capacitação Manejo de Gado de Leite. As vagas são limitadas a 16 participantes por curso. Interessados devem entrar em contato pelo telefone 2106-8113. Participantes devem ter idade mínima de 18 anos e ser alfabetizado.

O curso sobre Controle Agroecológico de Pragas e Doenças abordará os sistemas de produção agrícolas estarem lançando mão de modelos de base ecológica para suprir a crescente necessidade por alimentos livres de resíduos tóxicos. O objetivo será mostrar os processos de implantação e os resultados obtidos com este tipo de controle através de técnicas agroecológicas de manejo em unidade de agricultura familiar.

As aulas teóricas devem ocorrer das 8 às 16 horas nas dependências da própria Secretaria. Já a parte prática ocorrerá numa propriedade rural que ainda será definida pela organização do curso.

Gado de leite – Já o curso de Manejo de Gado de Leite também faz parte da grade de capacitações de 15 cursos que estão sendo realizados em parceria com o Senar e voltados aos produtores rurais do município.

Na ocasião serão abordados temas como cadeia produtiva do leite, práticas de manejo de terneiras e novilhas, aparelho reprodutivo das vacas, principais práticas de manejo de vacas secas e em produção, manejo na ordenha, manutenção da saúde do rebanho e critérios para seleção e descarte de animais.

Nos dias do curso os participantes devem vir até a Secretaria da Agricultura (na Rua Ângelo Rubini, 600, Barra do Rio Cerro) e dali serão encaminhados até o local do curso que será em campo dentro de propriedade rural. Os produtores devem levar CPF, RG, ir de calçado fechado, calça comprida e chapéu ou boné. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2106-8113.