Categorias



Agência de Curitiba já comercializa o turismo religioso local

11/06/2019 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Turismo - Tags: tag1 tag2

Há poucos dias a, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo promoveu uma Famtur, na qual participaram 11 representantes de agências de viagem de Curitiba, Florianópolis, Joinville e Blumenau. Na ocasião, os agentes conheceram um pouco do potencial da cidade tanto no turismo religioso como em outras áreas.

Logo após essa Famtur – ocorrida entre os dias 16 e 17 de maio – uma das agências, a Kallisté Turismo de Curitiba, se interessou e rapidamente montou um pacote de dois dias e uma noite na cidade. “Hoje estamos na prateleira de uma agência de Curitiba que está oferecendo o que temos de interessante tanto no turismo religioso bem como nos outros potenciais que temos na cidade”, comemora Marcelo Nasato.

O diretor diz que se trata de um momento positivo. “A gente passa de um município que ficava acenando paraque o turista nos visse para um outro momento no qual uma empresa comercializa e oferece a seus clientes o ‘destino Jaraguá do Sul’. É um momento especial”.

No ano passado, a Prefeitura lançou o Guia de Atrativos Religiosos de Jaraguá do Sul. Em uma espécie de roteiro, o material reúne 30 edificações religiosas do município que têm potencial turístico por conta da arquitetura singular e relevância histórica.

Os locais, já conhecidos pelos moradores da região, abrangem estruturas católicas e a luteranas, com mais tempo de existência no município. Quem estampa a capa do guia é a Chiesetta Alpina, um dos pontos religiosos mais visitados do Estado.

Entre as informações que constam no material, estão a data de inauguração, horários de funcionamento, histórico, endereço, formas de entrar em contato com a igreja e outras características. 

Intitulado “Rota Jaraguá do Sul da Fé”, o material produzido pela agência curitibana aponta algumas paradas obrigatórias do roteiro desta forma:

- Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário e Gruta Nossa Senhora de Lourdes,

- Chiesetta Alpina – monumento à fé do imigrante alpino;

- Igreja Luterana Apóstolo Pedro;

- Igreja e Gruta Nossa Senhora do Perpétuo Socorro;

- Capela Santo Estevão – comunidade húngara;

- Noviciado Nossa Senhora de Fátima

O roteiro também prevê visitas a atrações da região como Seminário Sagrado Coração de Jesus (Corupá), Parque Malwee, Scar, Museu da WEG entre outros locais turísticos jaraguaenses. O pacote  inclui transporte; uma noite de hotel com café da manhã, passeios aos atrativos locais, visitas nas igrejas, dois almoços e um jantar (sem bebidas), guia de turismo, seguro.

Ao contrário de atrativos como parques temáticos e praias que tem um apelo mais forte em estações como verão, por exemplo, o turismo religioso tem a prerrogativa de não ter essa sazonalidade tão acentuada. 

A possível beatificação do padre Aloísio Boeing tem um apelo muito forte. Neste caso sim, fiéis ligados a este fato irão se motivar a vir para cá próximo a data de falecimento dele, no dia 17 de abril. No entanto, outras pessoas podem vir para cá numa outra data, até dentro de um promoção casada que envolva um evento como feira de negócios e o roteiro religioso.



 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000