Categorias



Adolescentes que frequentam Cras têm aula inaugural no Sesi

16/12/2019 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Social - Tags: tag1 tag2

Iniciativa foi viabilizada via FIA e vai possibilitar os jovens a frequentarem cursos de Robótica, Costura e Modelagem e de Eletricista

Aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (16), nas dependências do Senai, a aula inaugural dos cursos de Robótica, Costura e Modelagem e de Eletricista Residencial Básico direcionadas a 75 adolescentes com idade entre 14 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade econômica e que frequentam os serviços públicos como os oferecidos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) jaraguaenses. A solenidade contou com a presença da Secretária da Assistência Social e Habitação do Município, Maria Santim Camello, de representantes do Senai, dos Cras e de familiares dos jovens que participarão dos cursos.

A iniciativa foi possível graças a um convênio entre Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, assinado no inicio deste mês com o Senai com recursos de R$ 36,4 mil do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) via Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Os alunos serão divididos em três turmas de 25 integrantes cada. O curso de Eletricista terá carga horária de 68 horas. Já o de Robótica e Costura ter duração de 80 horas cada. Segundo a secretária a seleção dos participantes foi feita pelos CRAS e há fila de interessados para nova edição. “É bom frisar que trata-se de uma iniciativa inédita em termos de FIA/CMDCA vai trazer formação e oportunidade a um público que precisa. O objetivo é capacitar esses jovens, tirando-os da rua e facilitando sua inclusão no mercado de trabalho”, destacou Maria Santim.

A exemplo do que tinha afirmado no ato da assinatura do convenio, o gerente executivo do Senai Jeferson Galdino voltou a defender que índice de empregabilidade de quem participa dos cursos da entidade é de 92%. Galdino defende ainda que as empresas e pessoas jurídicas façam doações aos fundos municipais, deduzindo do Imposto de Renda. “Esses recursos ficam aqui. Os fundos são mecanismos importantes, então, conversem com um contador, saibam como fazer a dedução, hoje o marco regulatório dá toda segurança. Só conseguimos oferecer essas 75 vagas de capacitação porque os empresários fizeram suas doações”, afirmou.

Logo após as considerações iniciais e apresentação dos professores que ministrarão os cursos, cada turma já foi direcionada para as salas onde ocorrerão as capacitações.

 





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000