Ação ambiental recolheu 96 toneladas de entulho

30/05/2014 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Meio Ambiente - Tags: meio ambiente fujama aqui eu moro aqui eu cuido

A quarta edição do programa “Aqui eu Moro, Aqui eu Cuido” envolverá os moradores do bairro Nova Brasília e Vila Lenzi, nos dias 21 e 22 de junho; recolhimento ocorre no dia 23

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fujama), coordenadora do “Aqui eu Moro, Aqui eu Cuido”, anunciou o resultado da terceira edição da ação ambiental deste ano, que ocorreu nos dias 17 e 18 de maio, com moradores da Barra do Rio Molha, Rio Molha, Vila Nova e Boa Vista. A contabilidade da ação aponta para o recolhimento de 96 toneladas de entulho, o patrolamento e macadamização de 8 quilômetros de estrada, além de colocação de 100 tubos com 40 centímetros de diâmetro.

A primeira edição do programa ocorreu em março para os moradores de parte da Barra do Rio Cerro, Rio Cerro I e Rio Cerro II, quando foram recolhidas 50 toneladas de entulho e o patrolamento de 20 mil metros de estrada. A segunda edição da ação ambiental, em abril, com parte do bairro Barra do Rio Cerro, Jaraguá 99, Jaraguá 84, Parque Malwee e Rio da Luz, as últimas quatro localidades em sua totalidade, contabilizou o recolhimento de 93 toneladas de entulho e o patrolamento de 10 quilômetros de estrada.

A próxima edição está programada para os dias 21 e 22 de junho e envolve os moradores do bairro Nova Brasília e Vila Lenzi. Não são recolhidos materiais de construção, lixo domiciliar e pneus. A doação de móveis, roupas, materiais de construção e eletrodomésticos em bom estado deve ser agendada antecipadamente pelo fone 2106-8106.

Em 2013, foram 10 as edições do programa, com recolhimento de 2.147 toneladas de lixo, 152,88 quilômetros de raspagem de vias e capina mecânica, doação de 61.500 telhas e 43 doações de móveis. O programa tem como objetivo a promoção de limpeza, saúde e preservação do meio ambiente, estimulando a conservação do patrimônio público e o zelo pelo patrimônio pessoal. O lixo depositado em local inadequado gera problemas de saúde e contaminação das águas.

A tabela completa contendo as datas e bairros em que o programa será realizado pode ser conferida aqui . O programa conta com parceria entre a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, Secretaria de Obras, Secretaria do Urbanismo, Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação, Secretaria do Desenvolvimento Social, Gabinete do Prefeito, Conselhos Municipais, Ouvidoria, Setor de Comunicação e Setor de Tecnologia da Informática.