Academia de Letras de Jaraguá empossa presidente

02/07/2015 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Cultura - Tags: academia letras posse

A Fundação Cultural de Jaraguá do Sul apoia a iniciativa de criação da Academia de Letras de Jaraguá do Sul. A escritora e jornalista Sônia Pillon assume a presidência, em solenidade agendada para este sábado (4), às 19 horas, na Escola de Educação Básica Tereza Cristina, em Laurentino. Na ocasião, também serão empossados mais três presidentes de seccionais catarinenses: Daniela Sadzinski (Massaranduba), Fabiano Matos (Navegantes) e Cátia Jeremias (Trombudo Central).

A indicação de Sônia Pillon para o cargo ocorreu por unanimidade durante a realização da Ciranda Literária, promovida pela Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, em maio. Desde então, a futura presidente busca nomes para a Academia, entre escritores, professores de Língua Portuguesa, pessoas ligadas à Educação, Cultura e Artes, que sejam representativos de suas áreas. “Estamos formando uma equipe diversificada, que deve girar em torno de 20 acadêmicos. A ideia é somar para levar literatura, educação e cultura até a população, com projetos e ações parceiras do poder público e da iniciativa privada”.

O primeiro encontro da Academia de Letras de Jaraguá do Sul ocorreu na segunda-feira (29), na sala de reuniões da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, com a presença da presidente regional da Academia de Letras do Brasil-SC, Apolônia Gastaldi. Quinze dos futuros acadêmicos já entregaram a documentação solicitada: currículo pessoal, currículo do escritor brasileiro (falecido) que inspirou o caminho das letras e o nome do padrinho, ou madrinha, que auxiliará na hora de vestir a toga, durante a solenidade de posse. A posse tem previsão de ocorrer em 19 de setembro, às 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Os preparativos para o evento, elaborados pela futura presidente da instituição, através de parcerias, estão em andamento.

Na foto de Cristina Pretti, a primeira reunião da futura ALB - Jaraguá do Sul, na Câmara de Vereadores