Categorias



Começa segunda-feira o Movimento Jaraguá em Ciências

07/09/2019 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Educação - Tags: feira febic ciencia

Evento vai congregar Febic com feiras municipais de Ciências e Tecnologia e a de Matemática. Para esta edição foram inscritos 400 trabalhos de alunos e professores

Pela segunda vez consecutiva, Jaraguá do Sul será um importante polo de geração de conhecimento científico gerado em instituições de ensino de pelo menos 17 estados brasileiros e nos países vizinhos Bolívia e Paraguai. A partir de segunda-feira (9) até 13 de setembro, acontece na cidade o Movimento Jaraguá em Ciências que congrega a 4ª Feira Brasileira e Iniciação Científica (Febic) com duas feiras municipais: de Ciências e Tecnologia e a de Matemática.

Este ano, o evento ocorrerá em duas frentes: a principal será na Arena Jaraguá onde ocorre a maior parte da programação como recepção, credenciamento, conferências e organização dos estantes. Já abertura oficial da Febic, uma parte do ciclo de palestras, noite cultural e cerimônia de encerramento e premiação ocorrem no Parque Municipal de Eventos (ver programação).

O secretário de Educação da Prefeitura de Jaraguá do Sul. Rogério Jung, projeta que o Movimento Jaraguá em Ciências deve crescer em relação a 2018 quando a mostra foi toda centrada no Parque de Eventos. “Para se ter uma ideia, ano passado tínhamos perto de 200 pessoas envolvidas nas feiras. Agora acredito que teremos entre 450 e 500 pessoas engajadas na organização” estimou. “Já em termos de expositores deve ficar perto de 1000 participantes”.

Boa parte, deste crescimento, assegurou Jung, se deve a escolha da Arena, com um espaço mais amplo para acomodar os estantes da Febic e das feiras municipais. Ali estarão expostos 410 trabalhos, sendo 160 da Rede Municipal e os outros 250 da própria Febic. “Destes 250, 30 estarão representando nossa cidade”, observou o secretário jaraguaense.

Embora este seja apenas a segunda edição do Movimento Jaraguá em Ciência, Rogério Jung, aponta que o evento já é apontado como o quarto mais importante do País do gênero pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Não deixa de ser uma grande motivação no ambiente de pesquisa de alunos e professores de Jaraguá do Sul.



































Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000