70 mil devem participar do Dia do Desafio

29/05/2012 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Esportes - Tags:

Número de pessoas envolvidas precisa ser informado às centrais de atendimento, na FME e no Sesc

Série de atividades físicas estão sendo programadas para o Dia do Desafio, que ocorre amanhã (30), na Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul. A abertura oficial ocorre na sede do Executivo, com aula de ginástica marcada para as 7h30min, seguida de caminhada pelo centro administrativo. Secretaria de Obras e Samae também mobilizam os servidores com ginástica, a partir das 7h30min. A Fundação Cultural terá aula de capoeira e as academias ao ar livre, no Parque de Eventos e na Câmara Municipal, alongamento, ginástica e orientação de atividade física, das 8 às 20 horas. As indústrias parceiras do Sesi mobilizarão os trabalhadores com ginástica laboral, e as escolas públicas e particulares contarão com programações especiais para os alunos. Os estudantes envolvidos com os Projetos Evoluir, de voleibol; e Bola da Vez, de basquetebol, promovidos pela Fundação Municipal de Esportes (FME), também participarão do evento. Cras, Creas, CRI, Clube de Mães, Pama, Postos de Saúde, Centro Vida, Saúde da Família e academias de ginástica também contarão com uma programação especial para este dia. No Sesc, serão desenvolvidas aulas de ginástica e dança, cama elástica, jogos de mesa, tabela de basquete, jogos tradicionais, futebol de campo e caminhada, das 8 às 18 horas.

A ideia do Dia do Desafio para este ano, de acordo com o coordenador Márcio Feltrin, é movimentar 50% da população, cerca de 70 mil. A entidade responsável é o Serviço Social do Comércio (Sesc), que organiza o movimento no continente americano. Jaraguá do Sul concorre com Arraijan, do Panamá, que tem 234 mil habitantes, por isso é importante informar às centrais de atendimento o número de pessoas envolvidas com a atividade física por mais de 15 minutos. As centrais de atendimento funcionam na FME, através do telefone 3370-9797; e no Sesc, pelo fone 3275-7800.

Esta é a 10ª edição do evento que o município participa. Haverá, em 2012, 156 cidades catarinenses envolvidas, um recorde histórico, atraindo 50% a mais que em 2011. Na ocasião, foram 114 os municípios. No Brasil, o Dia do Desafio começou a ser realizado em 1995 e, em Santa Catarina, a partir de 1997, com a adesão de São José, Florianópolis e Blumenau. O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela The Association International Sport for All (Tafisa) e, no Brasil, é coordenado pelo SESC de São Paulo e organizado pelos departamentos regionais espalhados pelo país, em parceria com prefeituras e agentes mobilizadores locais. A história do movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A ideia conquistou adeptos e é praticada todos os anos em cada vez mais cidades.