Categorias



16 de Novembro é o Dia Nacional dos Estomizados

13/11/2019 - Publicado por: Patricia - Categoria: Saúde - Tags: estomizados


Estomizado é aquela pessoa : criança, adulto ou idoso que precisa de usar uma bolsa no abdômen para coleta de urina e/ou fezes.

Toda pessoa Estomizada passou por uma cirurgia e foi realizado um estoma, uma “boca” por onde sai os dejetos.

Os Estomas são realizados por doenças congênitas, traumas, por armas brancas , armas de fogo, doenças intestinais, doenças do aparelho urinário, cânceres.

O estomizado é considerado um deficiente físico.

Todo estomizado deve ser atendido e repeitado na sua integralidade para que possa levar uma vida quase normal.


“ Que não faltem materiais e pessoas capacitadas para atender a essas pessoas tão especiais” !

Texto de 
Aparecida Donizeti Cavalcante Teixeira
Enfermeira Estomaterapeuta




O que é Ostomia ou Estomia?

É um procedimento cirúrgico que consiste na abertura de um orgão oco como por exemplo algum trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório, urinário, ou outro qualquer, mantendo uma comunicação com o meio externo.

Em casos de câncer do intestino ou outros problemas em que o intestino e o reto precisam ser parcial ou totalmente extraídos, faz-se um estoma (orifício) ligando a extremidade do intestino à parede abdominal. Nesses casos, é colocada uma bolsa de colostomia para o recolhimento de fezes.

 

O ostomizado é um portador de necessidades especiais

Em 2 de dezembro de 2004 o decreto lei 5296 foi sancionado pelo governo federal, o qual considera todo ostomizado portador de necessidades especiais.

No dia 16 de Novembro de 2009 foi publicada a Portaria Nº 400 do Ministério da Saúde, que normatiza o atendimento à Pessoa Ostomizada no SUS. Considerando a necessidade de garantir às pessoas ostomizadas a atenção integral à saúde por meio de intervenções especializadas de natureza interdisciplinar e que o pleno atendimento às suas necessidades depende da qualificação dos processos de atenção que incluem prescrição, fornecimento e adequação de equipamentos coletores e adjuvantes de proteção e segurança.

O Serviço de Atenção à Pessoa Ostomizada no município de Jaraguá do Sul é constuído por uma equipe interdisciplinar: médico, enfermeira, assistente social. Atualmente conta com a entrega de bolsas de estomia e orientações realizadas pela enfermeira. 

Em Defesa da Cidadania da pessoa com Ostomia, desde bebês até idosos, em 16/11/1985 foi criada a Associação Brasileira de Ostomizados. 

Em Jaraguá do Sul, o programa está localizado na Rua Reinoldo Rau, 123 - centro- ao lado do posto de vacinação- Telefones: 3276-8211 ou 3276-8913.



 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000