Museu Emílio da Silva - Normas de Visitação

Para que a sua visita ocorra de maneira segura, é importante que sejam observadas as seguintes recomendações:


DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O horário de funcionamento do MHES é, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. No sábado, das 9 às 12 horas.

O Museu possui guarda-volumes em sua recepção, portanto, mochilas, bolsas e outros devem ser guardados no armário destinado.


DAS NORMAS E RESTRIÇÕES

É proibido o consumo de alimentos e bebidas no interior do Museu, assim como mascar chicletes ou balas em suas salas de exposição.

O MHES possui bebedouros com água mineral na entrada; consuma água somente nas áreas destinadas a este fim.

Em caso de registro fotográfico, o flash não poderá ser utilizado.

A realização de registros audiovisuais, publicitários, de fins lucrativos e/ou comerciais, requerem autorização prévia da chefia do Museu. Para fazê-la, deve-se encaminhar um ofício para museuhistorico@jaraguadosul.sc.gov.br, com o assunto “Ofício para imagens”.

Proibido tocar e/ou manipular nos acervos; salvo cenário da mesa escolar, no primeiro andar, para fins de registro fotográfico. Substâncias presentes na pele, como a ureia, provocam danos aos acervos; o toque também poderá causar o deslocamento da obra, causando danos físicos e materiais. Além disso, existe sempre o risco, ao se ter contato com elementos patológicos possivelmente existes na superfície das peças, que podem provocar danos à saúde.

O uso de bicicletas, patins, skates ou similares não será permitido em nenhum dos espaços do MHES. Este, que é Patrimônio Histórico da cidade, deve ser mantido em segurança e, os meios de locomoção supracitados, causam danos materiais em contato com os materiais da estrutura arquitetônica museológica. Essa restrição aplica-se igualmente às áreas do vão-livre e às rampas de acesso ao museu.

É proibido fumar em todas as áreas do museu, por determinação da Lei 12.546/2014, a restrição ao fumo aplica-se às áreas total ou parcialmente fechadas e aos locais de circulação ou permanência de visitantes e funcionários.

Crianças menores de 10 anos devem estar acompanhadas pelos pais e/ou responsáveis.

A entrada de animais não é permitida. Somente são admitidos cães-guias que acompanhem pessoas com deficiências visuais.


NORMAS PARA A VISITA MONITORADA COM AGENDAMENTO
 
  • As visitas monitoradas devem ser sempre agendadas previamente, por e-mail ou telefone, para grupos (máximo 40 pessoas), para garantir o melhor atendimento. Em caso de maior número de alunos, a turma deverá ser dividida, mantendo uma parte em espera enquanto a outra realiza a visita.
  • O agendamento da visita somente será confirmado após o encaminhamento prévio do formulário de inscrição, lido e preenchido.
  • Solicitamos ao responsável a entrega no dia da visita um ofício contendo os seguintes dados: nome da instituição, endereço completo, telefone, e-mail, nomes completos dos professores/orientadores que acompanhem o grupo, série e número de alunos.
  • É importante que o horário agendado seja cumprido, pois o Museu trabalha com pauta de visitação. Em caso de cancelamento de uma visita monitorada, o aviso deve ser efetuado com no mínimo cinco dias de antecedência. No caso de imprevisto no cumprimento do horário marcado, avisar a equipe do Museu, via telefone, imediatamente.
  • Solicitamos que estas informações sejam repassadas aos estudantes antes da visitação.

Visite e valorize o Museu com carinho e respeito; ele reflete a nossa identidade cultural.


  

 
Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000