Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos - CMDIJS

Criado pela Lei Municipal nº 3.486 de 26 de novembro de 2003, e reorganizado através da Lei Municipal nº 7.292/2016, o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos tem por finalidade assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Considera-se idoso, para efeito desta Lei, a pessoa com mais de 60 (sessenta) anos.

De caráter permanente e de composição paritária entre o governo e sociedade civil (organizações governamentais e não-governamentais), o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso é órgão deliberativo, consultivo, controlador e fiscalizador das ações dirigidas à proteção e à defesa dos direitos do idoso.

Fundo Municipal do Idoso

O Fundo Municipal do Idoso (FMI) é o órgão captador de recursos, tendo como gestor o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, que os aplicará e utilizará segundo suas diretrizes e deliberações.

Cronograma das Sessões Plenárias 2019
 • Fevereiro - 13
 • Março - 13
 • Abril - 24
 • Maio - 08
 • Junho - 12
 • Julho - 10
 • Agosto - 14
 • Setembro - 11
 • Outubro - 09
 • Novembro - 13
 • Dezembro - 11

As reuniões plenárias do CMDI acontecem na segunda quarta-feira de cada mês na PMJS e é aberta à comunidade.

Contato:
  Rua Walter Marquardt, 1111 - Bairro: Barra do Rio Molha - CEP: 89259-565
  E-mail: conselho.idoso@jaraguadosul.sc.gov.br

Edital de Chamamento Público para Entidades Não Governamentais
Objeto: Execução de projeto(s) de atendimento, promoção, proteção e defesa de direitos de idosos, em conformidade com as Políticas Públicas voltadas aos idosos no Município de Jaraguá do Sul e que sejam inovadores ou complementares a essas políticas públicas.
 Registro de Entidades e Inscrição de Projetos
  • Resolução nº 004/2016/CMDI/JS e Anexos - Dispõe sobre critérios e procedimentos para inscrição junto ao Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Jaraguá do Sul, das organizações governamentais e não governamentais, com ou sem fins lucrativos e seus respectivos serviços e programas de atendimento.
  • Resolução nº 010 de 20/07/2016 - Dispõe sobre o Edital nº 01/2016/CMDI/JS e seus anexos, para apresentação de projetos que poderão ser financiados pelo Fundo Municipal dos Direitos do Idoso - FMDIJS, à organizações governamentais e não governamentais de atendimento ao idoso na modalidade de financiamento direto.
  • Resolução nº 012/2019 - Dispõe sobre apresentação de Projetos que poderão ser financiados pelo Fundo Municipal dos Direitos do Idoso nas modalidades de financiamento Direto e Chancela, aos Programas Governamentais Inscritos no CMDI/JS.

Galeria: