Viagens de Estudos
A Viagem de Estudo/Saída a Campo é uma estratégia de ensino que possibilida ao aluno compreender o lugar e o mundo, articulando a teoria à prática. Através da observação e da análise do espaço potencializa inúmeras situações, quer de interdisciplinaridade, quer de articulação curricular e permite realizar um ensino ativo; contribui para aprendizagens integradoras da realidade, para a iniciação ao método de pesquisa de campo, para a formação do espírito científico e para a sociabilização.

Nas unidades escolares de Jaraguá do Sul são realizadas diversas viagens de estudo/saídas a campo, com focos e interesses diversificados, dependendo do planejamento anual do professor ou de projetos que surgem de acordo com o interesse da turma. Essas viagens são organizadas e viabilizadas pelas próprias escolas, em parceria com as APPs, seguindo as normativas vigentes e o Projeto Pedagógico da escola.

A Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul – Semed tem diversos parceiros no desenvolvimento de seus projetos e, especificamente para as saídas a campo, desde 2015 conta com o Museu WEG de Ciência e Tecnologia que oferece um programa de capacitação para professores das redes municipais e estadual. Este programa possibilita que o professor conheça as ações desenvolvidas no museu e quais os potenciais para tornar o momento da visita guiada com os alunos uma extensão da sala de aula. Os professores que participam da capacitação recebem transporte pago pelo museu para levar seu alunos no dia da visita agendada.

Outra ação desenvolvida pela Semed é a viagem de estudos para alunos dos 4ºs anos, que tem como objetivo específico possibilitar a observação de aspectos históricos, físicos, geográficos, culturais e sociais do nosso município, integrando-os às aprendizagens teóricas exploradas em sala de aula. Para o desenvolvimento dessa ação é disponibilizado um ônibus, conforme cronograma previamente estipulado. Os professores organizam a viagem com seus alunos para um dos roteiros sugeridos pela Semed, de acordo com a necessidade mais latente em seu plano de curso. A quantidade de viagens depende da organização de cada ano letivo sendo, no mínimo, uma viagem por turma.
 
  

Roteiros






   
   
Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000