Vereador Mirim


Desde 2005 tem-se registros na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, de ações envolvendo as escolas através do Vereador Mirim. Na época os alunos da Escola Marcos Emílio Verbinnen participaram de um concurso elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul e foram os vencedores entre as escolas municipais. Em novembro de 2011, a Câmara de Vereadores aprovou a Lei 6.251/2011, revogando a Lei anterior e instituindo o Programa Vereador Mirim.

O objetivo do Programa Vereador Mirim é a promoção da interação entre a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul e estudantes da rede pública e particular de ensino, permitindo a compreensão do papel do Legislativo Municipal no contexto social e contribuindo para a formação da cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

A Câmara Mirim é composta por 11 (onze) Vereadores Mirins, o que corresponde à quantidade de vereadores que compõem a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. O cargo de Vereador Mirim deve ser preenchido por alunos que frequentem regularmente os anos finais do ensino fundamental regular (do 6º ao 8º ano), em escola da rede municipal, estadual ou particular do município de Jaraguá do Sul.

As escolas interessadas em participar do Programa Vereador Mirim devem escolher, cada uma, um Vereador Mirim e um suplente para compor a Câmara Mirim. Todo processo de composição da Câmara Mirim, consta do Regimento Interno.
 

 
Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000