Turismo - Atrativos Naturais
Morro Boa Vista
Localizado na margem direita do Rio Jaraguá, o Morro Boa Vista possui elevações de até 926 m.
No Morro foi construída na década de 1980 uma rampa de voo livre, a 896 m de altitude, utilizada para decolagens de parapente e de asa delta. Considerada uma referência pelos praticantes destes esportes, é palco de competições estaduais e nacionais. Ao local é possível chegar de automóvel – recomenda-se utilizar veículos 4X4. O acesso tem início na Rua Domingos Rosa, no Bairro Ilha da Figueira, e da metade da subida em diante a inclinação da estrada chega a 45º em alguns pontos; o trajeto, de aproximadamente 7 km, tem trechos com pavimento de concreto e trechos sem pavimentação. O local não possui infraestrutura de sanitários, locais para pegar água potável ou qualquer tipo de comércio, por isso, recomenda-se que o visitante leve água e alimentos. A passagem pela fazenda é liberada diariamente das 6 às 18 horas, sem necessidade de autorização. Na subida do Morro foi construída a Chiesetta Alpina.
O Pico Jaraguá é a área mais alta do Morro Boa Vista com 926 m e não possui acesso.
 
Parque Malwee
De iniciativa privada e aberto à visitação pública com entrada gratuita, o Parque foi inaugurado em 1978 pelo fundador da Malwee Sr. Wolfgang Weege (in memoriam). O local ocupa um milhão e meio de metros quadrados de área preservada; possui, mais de 35 mil árvores de diversas espécies, brasileiras e estrangeiras, muitas nativas preservadas e outras plantadas, como um Pinus Japonês e árvores e palmeiras originárias da Polinésia, além de limoeiros, araucárias, a cerejeira e o flamboyant, e 4 mil ciprestes Bidwillii. O Parque possui 17 lagoas, bicas de água potável, Oratório, quiosques com churrasqueiras, sanitários, estacionamento, lixeiras seletivas, pista de bicicross, área de esportes náuticos e aquáticos, calçada para caminhada contornando o lago principal, labirinto de plantas, quadra de areia, playground, ginásio de esportes e museu. Considerado também um refúgio gastronômico, no Parque encontram-se dois restaurantes com ambientes climatizados, um de cozinha típica alemã, instalado numa construção enxaimel, e o outro anexo ao ginásio de esportes. Distante cerca de 8 km do centro da cidade.
Endereço: Rua Wolfgang Weege, 770 - Bairro Parque Malwee
Telefone: (47) 3376-0114
Site: www.malwee.com.br/parque
Horário de funcionamento: diariamente, das 7h30 às 17 horas
 
Pico Malwee
Localizado na Barra do Rio Cerro com 550 m de altura, o Pico possui uma rampa para a prática de voo livre, e proporciona uma vista da parte sul da cidade. Seu acesso, a partir da Rua Domingos Vieira, é íngreme e a subida possui trechos acidentados. Na utilização de veículos (o ideal é do tipo 4X4) o percurso é de quinze a vinte minutos; a pé, em torno de uma hora e meia de caminhada. Para visitar o Pico é necessária autorização e solicitar agendamento na Associação Recreativa Malwee - Armalwee, pelo telefone (47) 3376-0214. O local não possui infraestrutura de sanitários, locais para pegar água potável ou qualquer tipo de comércio, por isso, recomenda-se que o visitante leve água e alimentos.
 
Atualizado em 12/06/2015.


  
Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000