Prova Brasil


A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida como Prova Brasil, é uma avaliação criada em 2005 pelo Ministério da Educação – MEC. É complementar ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e um dos componentes para o cálculo do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O objetivo da Prova é produzir informações sobre o ensino oferecido por município e escola, individualmente, auxiliando os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar no estabelecimento de metas e implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade do ensino.

A Prova é realizada a cada dois anos e participam todos os estudantes de escolas públicas do 5° e do 9º ano do ensino fundamental e de escolas públicas e particulares do 3º ano ou 4º ano do ensino médio, quando essa última for a série de conclusão do Ensino Médio, desde que sejam turmas com mais de 10 alunos. A avaliação é dividida em duas provas: Língua Portuguesa, com a qual é medida a capacidade de leitura e interpretação de textos e Matemática que avalia o raciocínio em contexto com a realidade do aluno.

Após a realização do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio teixeira (Inep), órgão responsável pela sua aplicação, envia um boletim de desempenho individual e materiais com informações adicionais para todas as escolas participantes que podem, com base neste material, tomar decisões visando a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem.
 

Saiba mais:   http://portal.mec.gov.br/prova-brasil
http://inep.gov.br/artigo2/-/asset_publisher/GngVoM7TApe5

 

  
Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000