Proposta Curricular Educação Infantil
Consideramos, inicialmente, que a educação infantil no município de Jaraguá do Sul tem por objetivos a formação das crianças de zero e cinco anos, para que sejam capazes de participar crítica, consciente e criativamente em uma sociedade em constante mudança e com bases democráticas. De outro lado, consideramos o papel complementar à família na educação de seus filhos em instituições coletivas, empenhadas em garantir-lhes seu bem-estar físico, afetivo e mental, tanto nos Centros de Educação Infantil quanto nas Pré-Escolas, sem discriminação de raça, credo, gênero, classe social, respeitando as diferenças individuais e as necessidades especiais.

Nessa perspectiva, pode-se dizer que são basicamente três os objetivos da educação infantil para a democracia :
  • Construção de identidade e autonomia;
  • Socialização da criança em meio coletivo de educação;
  • Ampliação dos conhecimentos de mundo.
Tais objetivos se concretizam quando propiciam o desenvolvimento de todas as capacidades: físicas, afetivas, intelectuais e sociais das crianças, potencializando ao máximo suas possibilidades e dotando-as das competências, habilidades, hábitos e atitudes para que possam interagir e estar no mundo de forma criativa e curiosa. Para tanto, faz-se necessário a presença de uma base afetivo-interacional, fundamental nessa faixa etária. A inserção das crianças na instituição de caráter coletivo amplia seus conhecimentos e experiências, assim como amplia as pautas de socialização, baseadas em procedimentos sistemáticos e lógicos e em atitudes cooperativas, solidárias, autônomas e democráticas.

A ação pedagógica deverá levar em conta, portanto, em todas as atividades e projetos propostos, as relações da criança consigo mesma  e com os outros, garantindo a construção de uma identidade e personalidade autônoma, de forma a permitir-lhe uma socialização ampla, plural e diversificada.
Da mesma forma, se o desenvolvimento da inteligência, das capacidades físicas, sociais e afetivas da criança é produto da convivência e interação com os outros (adultos e crianças mais experientes), pressupõe-se uma relação dentro de um contexto sócio-cultural específico. Acreditamos que a criança se desenvolve e constrói os conhecimentos na interação com os outros e com o meio. Assim, os conhecimentos são construídos pelas crianças através deste contato, como também, de sua atividade individual, que é mental e interna, e que para ser significativa deve estar baseada no contato com objetos socio-culturais (livros, brinquedos, filmes, músicas, espetáculos, pinturas, pratos de comida, vestimentas, etc.) os mais variados e interessantes possíveis.

Soma-se, assim, ao papel das interações, a importância que as crianças tenham acesso e possam explorar os mais diferentes assuntos, dos temas mais próximos, como as relações familiares e de parentesco, até fatos ocorridos em outros tempos e lugares (chegada do homem à lua, vida dos dinossauros, realeza britânica, descobrimento do Brasil, imigração alemã na região, mitos regionais, etc.) como forma de entrarem em contato com as múltiplas formas de ser e pensar da sociedade.

Considerando, ainda, as características de desenvolvimento e das capacidades cognitivas e afetivas da faixa etária da educação infantil, faz-se importante uma ênfase especial nas atividades de brincar, dos movimentos corporais e de procedimentos de pesquisa baseados na curiosidade e na resolução de problemas. Através destes princípios a criança terá oportunidade de constituir-se como sujeito na construção de seus conhecimentos, fazendo uso da cidadania de forma prazerosa, crítica e criativa.

Adultos e crianças serão parceiros nesta caminhada, na qual a afetividade, a confiança na capacidade de cada um, o diálogo e o respeito mútuo será elementos sempre presentes.




   
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