Iniciada a limpeza do oratório de São Valentim de Terni

10/08/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Turismo - Tags: turismo capela religiao

Localizado entre as ruas Rua Valdir José Manfrini e Francisco Hruscka, o oratório dedicado à São Valentim de Terni, construído há aproximadamente sete décadas pela família Manfrini, está em processo de restauração e revitalização. O espaço de devoção fica no limite entre os bairros Tifa Martins e São Luís.

Após a reconstituição das paredes, os passos seguintes serão a pintura, colocação da imagem nova de São Valentim e espaço para acendimento de velas. O oratório também receberá placa com as informações e a oração à São Valentim de Terni.

O chefe de Desenvolvimento Turístico, responsável pelo Turismo Religioso, Giuliano Sávio Berti, esclarece que a iniciativa é justificada pelo fato de que hoje a área pertence ao município. A ideia é que a Diretoria de Turismo, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo contribua estimulando para que o lugar se transforme em mais um atrativo religioso da cidade. "Devemos ressaltar o empenho da comunidade local, destacando-se a família Manfrini, ou seja, os descendentes de Luiz Manfrini, que durante décadas zelaram por este espaço devocional, como um marco da história, tanto familiar como comunitária. Os mesmos tem acompanhado com interesse os trabalhos e desejam, doravante, continuar contribuindo com sua preservação", declara Giuliano Berti.

Conheça o santo

São Valentim de Terni foi bispo em Terni, região da Umbria, Itália, no tempo da Roma Antiga. Por sua oração foi atribuída a cura de um jovem epilético romano, cuja família se tornou cristã. Valentim de Terni foi decapitado em 14 de fevereiro de 273, no período do imperador Aureliano. Suas relíquias repousam na Basílica de Terni. Na Itália, a devoção a São Valentim de Terni é constatada pelos vários templos católicos a ele dedicados, como intercessor dos epiléticos.
O outro São Valentim viveu no século III, martirizado no tempo do Imperador Cláudio II, em 270. No período de perseguição aos cristãos, defendeu o matrimônio, e por isso é considerado, em muitos países, como o padroeiro dos namorados.
A família Manfrini, originária de Rovereto, no antigo Tirol Meridional (Império Austro-húngaro), hoje pertencente à Província Autônoma de Trento (Itália), imigrando ao Brasil, fixou residência em Rodeio, e mais tarde, na região de Jaraguá. Luiz Manfrini sofria com ataques epiléticos e seu pai, José Manfrini, invocando São Valentim de Terni, atribui a cura do filho. Como agradecimento, ergueu o oratório.

Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000