Arquivos


Fase microrregional do Jesc ocorre hoje, na pista de atletismo

18/05/2018 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Esportes - Tags: microrregional jesc evento atletismo

O dia de hoje é de competição na pista de atletismo do Centro Esportivo Municipal Murillo Barreto de Azevedo. Mais de 350 atletas de 27 escolas inscritas participam de 23 provas da fase microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), para estudantes de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. Como a modalidade não tem seletiva, os vencedores seguem classificados para a fase estadual da competição. O Jesc 12 a 14 anos ocorre de 3 a 11 agosto, em São José; o Jesc 15 a 17 anos, em Videira, de 22 a 30 de junho.

A abertura da fase microrregional foi decretada pela presidente da Fesporte, Natália Lúcia Petry, que enalteceu os professores e treinadores das escolas da região. “É necessário enfatizar o quão saudável e também os benefícios que o esporte proporciona”, destacou. Também estiveram presentes na solenidade de abertura o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Augustinho Ferrari e equipe; a representante da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff; o presidente da Associação da Prática de Atletismo, Marcos Rogerio Wanderwegen; do integrador da 23ª ADR, Fábio Alvarez; além do destaque da modalidade, com conquistas de nível mundial, Ivanildo Souza. Depois da abertura oficial, técnicos e professores participaram do congresso técnico das provas.

Entre os atletas, três representes da Escola Darcy Frank Welk que treinam diariamente no Centro Esportivo elogiaram a pista. “É uma estrutura boa, não existente nos outros municípios da região, que proporciona suporte adequado aos atletas”, avaliou Andreia Diana Follmann, competidora dos 3 mil e 800 metros rasos (na foto, ao centro). A atleta dos 100 e 200 metros rasos, Rayssa Kaylane Azevedo (na foto, à esquerda), enalteceu o trabalho dos técnicos da pista e os benefícios dispensados à modalidade como desconto em academias conveniadas e o bolsa-atleta. A competidora de salto em distância e arremesso de peso, Ana Caroline Miranda (na foto, à direita), evidenciou o potencial dos treinadores do local e a disponibilização de todo o material necessário para a prática de todas as modalidades do atletismo.

Visita recente do presidente e do vice-presidente da Federação Catarinense de Atletismo (FCA), Deraldo Ferreira Opa e Sergio Vieira Galdino, repectivamente, à prefeitura, resultou na definição do uso da pista de atletismo para competições de nível estadual nos meses de maio, junho e julho. A definição é fruto de um encontro prévio na Fesporte, entidade presidida pela professora Natália Lúcia Petry, para alinhamentos em relação ao assunto. A ideia é otimizar o espaço, que configura como um dos melhores do Estado. Na ocasião, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer fez referência ao piso emborrachado da pista, em EPDM, ideal para competições desta natureza, e à arquibancada, com 110 metros de comprimento. “Temos uma estrutura completa e adequada para competições de nível nacional que precisa ser usada”, considera. Evento de maio, nos dias 26 e 27, que deve reunir cerca de 300 atletas, servirá de termômetro para disponibilizar o local a eventos esportivos nacionais. Há um movimento para trazer a Jaraguá do Sul, no próximo ano, também com o intermédio da Fesporte, a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), que já tem como candidata à cidade-sede o município de Curitibanos.

O Centro Esportivo Municipal Murillo Barreto de Azevedo foi inaugurado em 2008 e tem área de mais de 77 mil metros quadrados. A pista de atletismo, com mais de 4.352 metros quadrados, foi revestida com manta pré-fabricada de borracha e camada de resina de poliuretano e grânulos de borracha na cor vermelha. O material tem aprovação da Federação Internacional de Atletismo (Iaaf). A reforma do espaço, entregue há uma década com material considerado de baixa qualidade, iniciou em março de 2014 e foi finalizada no primeiro semestre de 2017.

Galeria de fotos


















 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000