Trânsito contabiliza média de 6,5 mil infrações por mês

31/03/2014 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Trânsito - Tags: trânsito mobilidade multas infrações urbanismo

Instalado na sexta-feira (28), em frente à empresa Weg, o novo radar da Avenida Prefeito Waldemar Grubba registrou até as 11 horas desta segunda-feira (31) um total de 320 infrações entre avanço de sinal e excesso de velocidade. Os números refletem, de acordo com o diretor de Trânsito e Transportes de Jaraguá do Sul, Rogério Luiz Kumlehn, uma pequena amostra da triste realidade sobre o comportamento dos condutores da cidade.

O município possui 22 radares que controlam velocidade, avanço de sinal e parada sobre a faixa, além de 54 sensores eletrônicos de velocidade que registram, em média, 6,5 mil infrações por mês. Os valores variam de acordo com a infração. Por furar o sinal, por exemplo, o valor é de R$ 191,00. Quando a infração é registrada por excesso de velocidade, pode custar até R$ 540,00, mas de acordo com Kumlehn, a média das notificações desta natureza na cidade é de R$ 127,00. A Prefeitura mantém um convênio com a empresa Aliança, de Blumenau, que trabalha com equipamentos de fotossensor. O convênio foi renovado em janeiro deste ano, mas pode, segundo o diretor, ser revogado a qualquer momento. A ideia é abrir para junho ou julho um processo licitatório visando reavaliação e modernização do sistema, com uso de equipamento com sensor infravermelho e capaz de fazer a contagem do fluxo de veículos. O convênio estabelece que do valor arrecadado com as multas, 50% seja repassado para a Prefeitura, 25% para a Polícia Militar e 25% para a Polícia Civil.

Vandalismo - Um dos equipamentos que mais sofre com atos de vandalismo é o sensor eletrônico de velocidade instalado em frente à escola Vítor Meirelles, na Rua Domingos Anacleto Garcia, no bairro Santo Antônio. De acordo com o responsável pela sinalização eletrônica da diretoria de Trânsito, Paulo Cesar Komgenski (na foto abaixo), o equipamento é depredado constantemente, colocando a vida dos estudantes em risco. “Todos os dias passo por aqui para ver se o equipamento está funcionando, mas está desligado em muitas situações, necessitando de reparos”, conclui.

Além da instalação de radar, parte da Avenida Waldemar Grubba teve a retirada do canteiro central e colocação de sinaleiro com acionamento através de sensor de forma que a conversão do motorista em direção ao centro da cidade possa ser feita antes do trevo de acesso ao bairro João Pessoa. Também foi instalada no local uma faixa de pedestre com acionamento através de botoeira.

Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000