Arquivos


Prefeitura reforça campanha de combate à dengue

18/05/2017 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Saúde - Tags: combate anuncio

A Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul intensifica as medidas de prevenção contra a dengue e a chikungunya. O diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fischer, explica que os agentes de endemias têm encontrado cada vez mais focos do mosquito Aedes aegypti, 24 focos até o momento, e que os cuidados para evitar que o mosquito se prolifere devem ser dobrados. 

Prevenção à dengue e à chikungunya - Os locais possíveis de acúmulo de água limpa devem ser eliminados ou protegidos, sendo necessário, portanto, o engajamento de toda a população. Fischer explica que os ovos dos mosquitos são muito resistentes, sendo necessário, dessa forma, além de eliminar a água, lavar os recipientes esvaziados. “Chamamos especial atenção para os munícipes que irão viajar, para que não deixem expostos recipientes como baldes, garrafas, pneus, vasos ou qualquer outro recipiente que possa acumular água da chuva”, destaca Fischer.   


Combate à Dengue - A Vigilância em Saúde monitora possíveis focos do mosquito da dengue por meio de armadilhas (pneu cortado ao meio com água). Também faz inspeções em pontos estratégicos como empresas, transportadoras, floriculturas, cemitérios, ferros-velhos e lojas de material de construção. Uma vez por semana, os agentes de endemias verificam essas armadilhas e quinzenalmente inspecionam os 156 pontos estratégicos. Quando existe a presença de larvas, recolhem o material para análise.

Números atualizados da dengue e da gripe

Dengue / Chikungunya / Zika (Janeiro a 18 de maio de 2017)
Casos suspeitos: 20
Casos confirmados: nenhum caso confirmado para dengue, Chikungunya e zika.
Casos aguardando coleta/resultado de exames: 01 pessoa
Focos positivos para Aedes aegypti: 24 (02 focos novos em relação ao informativo anterior, nos bairros Nereu Ramos e Ilha da Figueira)

Influenza (Janeiro a 18 de maio de 2017)
Casos suspeitos: 4
Casos confirmados: 1 para Influenza A H3 (óbito)
Casos aguardando coleta/resultado de exames: 2

 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000