Samae inaugura reforma em Estação de Tratamento de Esgoto do Água Verde

09/07/2015 - Publicado por: AUREA - Categoria: Samae - Tags: ete samae estação

Na manhã desta quinta-feira (09) o Samae de Jaraguá do Sul inaugurou a reforma e melhoria na primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade. O evento aconteceu na ETE do bairro Água Verde e reuniu autoridades de Jaraguá do Sul e região. Na ocasião foram homenageadas as pessoas que foram os precursores do esgotamento sanitário em Jaraguá do Sul.

Entre os homenageados estão: o ex-secretário Estadual do Meio Ambiente Ademar Duwe, promotor Alexandre Schmitt dos Santos, ex-prefeito Irineu Passold, Liliann Werninghaus mulher do ex-prefeito Geraldo Werninghaus (em memória), ex-diretor Presidente do Samae Nelson Klitzke e o prefeito Dieter Janssen.

Após a cerimônia o prefeito Dieter e dona Liliann Werninghaus plantaram duas mudas de Ipê Amarelo na sede da estação. O evento finalizou com a visita às instalações da unidade por todos que estavam na inauguração.

A ETE da Água Verde foi inaugurada em 2000. Localizada às margens da BR-280 tem capacidade de tratamento de 85 litros/seg e atende até 38.800 habitantes dos bairros Três Rios do Sul, Rau, Amizade, Água Verde, Chico de Paulo e Estrada Nova. Hoje, esta estação está reformada, ampliada e adaptada ao Sistema de Tratamento SBR (Reator de Batelada Sequencial), com um investimento R$ 1,6 milhões de recursos próprios do Samae.

O diretor presidente do Samae Ademir Izidoro comenta que o tanque de aço vitrificado que foi instalado na ETE é primeiro em estações de esgoto do Brasil e que o objetivo das melhorias foi modernizar o sistema, torná-lo mais eficiente e adequá-lo a uma tecnologia de tratamento mais atualizada.

Além das melhorias na estação de tratamento, Izidoro destaca as intervenções que foram realizadas nas Estações Elevatórias (responsáveis por enviar o esgoto até o estação de tratamento). Essas intervenções refletiram diretamente na vazão da estação de esgoto, que teve um aumento de 70%.