Realizada chamada pública para merenda escolar

07/12/2017 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Agricultura - Tags: merenda chamada

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (6), na sala de reunião do setor de Licitações da Prefeitura de Jaraguá do Sul, a Chamada Pública nº 002/2017 que prevê aquisição de alimentos que irão compor o cardápio da merenda escolar da Rede Municipal de Ensino. Participaram do encontro representantes das secretarias municipais de Educação, Desenvolvimento Rural e de cooperativas locais a Cooperativa de Produção Agropecuária de Jaraguá do Sul (Copajas), Associação Jaraguaense dos Aquicultores (AJA).

A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Ionara Laiz Verdin Camargo explicou quais critérios são levados em conta para aquisição de alimentos para escolas e centros de educação infantil. “O valor nutricional dos alimentos, se são ricos em fibras, obedecendo os critérios de vitaminas e mineirais necessários”, apontou.

Ela explicou também que se busca valorizar principalmente o que é produzido pela agricultura local. “O pessoal da Copajas, por exmeplo, nos passa a relação de todos os produtos que eles vão ter para o ano seguinte e em cima disso a gente monta o cardápio e faz o cálculo nutricional. Justamente para valorizar o produtor daqui”.

Ionara destacou ainda que a maior parte dos produtos adquiridos são frutas e verduras. “Já dos gêneros secos compramos o melado, o mel, dos frios o iogurte de morango, além do filé de tilápia. Justamente os itens que os produtores tem aqui”, completou. “Os produtos feitos aqui são de boa qualidade”.

Já o secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Daniel Peach, lembrou que a valorização do produto da agricultura familiar é prevista inclusive pela legislação federal. “Existe uma Lei Federal que preconiza 30% da merenda tem que ser comprada da agricultura da região. Hoje já estamos atingindo 38% e queremos aumentar este valor”, argumenta.

Um dos participantes da chamada pública, o representante da Copajas, Sereno Zilse,destaca a importância para seu segmento neste processo. “ É uma forma de incentivar a agricultura familiar da nossa região. É ganho garantido dos produtos feitos aqui”, avaliou. A Copajas produz e fornece produtos hortifrúti, sucos, melado, mel entre outros.

O valor da chamada pública desse ano é de R$ 902 mil para as cooperativas e agricultores da região. O objetivo é entregar os produtos para os centros de Educação infantil, no fim de janeiro e para as escolas a partir de fevereiro, garantindo o abastecimento até julho de 2018.

Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000