Prefeitura sedia a abertura da Semana da Pátria

03/09/2018 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Educação - Tags: semana patria abertura sessao civica

O pequeno Arthur, de apenas seis anos, aluno do Pré-Escolar Eliane Welk Kreutzfeld do bairro Vila Lenzi  foi quem abriu as comemorações da Semana da Pátria com o Hino Nacional Brasileiro em forma de poesia. Surpreendeu o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, e a todos os presentes, como o vice-prefeito, Udo Wagner, secretários municipais, representante do legislativo municipal, alunos do Senai, do CMEI Carlo Andrei Emmendoerfer e outros estabelecimentos de ensino. A surpresa se deu por ArtHur saber tão bem aquelas palavras difíceis do hino, para uma criança da sua idade. Após a declamação, crianças e adolescentes seguiram com apresentações culturais, incluindo música e homenagens. Uma das homenagens que chamou a atenção do público foi a das crianças que se vestiram com trajes e cores típicas de cada um dos 27 estados brasileiros e falaram suas principais características em forma de poesia. A abertura da semana da pátria aconteceu em frente a Caixa Econômica Federal da Prefeitura de Jaraguá do Sul, onde há cobertura, e não em frente a prefeitura, como é de costume, devido à chuva.

Para Maria Isabel Araújo, professora de maternal do CMEI Carlo Andrei Emmendoerfer, presente no evento, pátria é sinônimo de “força de um povo”.

Para o aluno do Senai Samuel Massaneiro, 17 anos, pátria lembra a “nação brasileira”.

A nutricionista da Secretaria de Educação, Elza Maria Siems Vieira, avalia que pátria deve ser sinônimo de “respeito ao próximo e de conscientização de que fazemos parte de um mesmo país e que isso nos une”.

Para a aluna da Escola estadual Roland Dornbusch, Eduarda Chibichiski, 16 anos, pátria lembra “necessidade de paz, união, segurança e mais investimento em educação”.

Confira abaixo a programação da Semana da Pátria

4/9 – terça – 9 horas - Sessão cívica Sesi/Senai