Prefeitura elabora projeto para qualificar desempregados

16/04/2007 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Capacitação - Tags:

A falta de qualificação profissional tem sido o maior problema para quem busca oportunidade de trabalho e esta situação detectada no cenário brasileiro é sentida também em Jaraguá do Sul, onde, de acordo com dados do Sine/JS, dos 400 candidatos inscritos no mês passado, apenas três estavam qualificados para as vagas disponíveis. Diante deste panorama, a prefeitura jaraguaense, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está elaborando o Projeto Acesso para a realização de cursos profissionalizantes.Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Silveira, o alto índice de desempregados se justifica pela falta de qualificação profissional e é agravado pela dificuldade financeira encontrada por estas pessoas que não têm condições de pagar qualquer curso de aperfeiçoamento. Além disso, o custo do transporte para deslocamento até o local do curso é elevado e inviável para quem tem pequena ou nenhuma renda, acrescenta. Ele salienta que, por este motivo, o Projeto Acesso viabilizará a realização de cursos em bairros onde haja maior presença de pessoas carentes. Silveira explica que, inicialmente, o projeto prevê a identificação da demanda do mercado de trabalho: costura industrial, informática básica, pedreiro e mecânico de máquina de costura, por exemplo, são algumas já detectadas. Também estão sendo identificados parceiros que possam auxiliar no projeto, especificação de equipamentos e instalações de convênios. Após a realização do curso, os participantes serão encaminhados ao mercado de trabalho, através do Sine. CURSOS - O secretário adianta que algumas qualificações já estão mapeadas e deverão acontecer assim que o projeto for aprovado. O curso de Costura Industrial, por exemplo, será promovido em convênio com o Senai e terá 160 horas/aula ministradas na sede do Procad, no Bairro Tifa Martins. O custo total desta capacitação está estimado, atualmente, em R$ 3.925,00, sendo parte dos recursos oriundos do Fundo Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda. Informática Básica é outro curso já em estudo para ser desenvolvido junto aos laboratórios de informática das escolas municipais, utilizando equipamentos cedidos pela prefeitura jaraguaense. Oferecida gratuitamente e prevista para ter a duração de 40 horas/aula, esta qualificação tem um custo atual estimado em aproximadamente R$ 800,00. No momento, o principal obstáculo para a implantação do projeto é a falta de recursos, observa Márcio Silveira. Para superar este problema, ele diz que serão visitados sindicatos e empresas. Também esperamos viabilizar receita através do Fundo de Amparo ao Trabalhador e junto a órgãos governamentais, planeja o secretário. As empresas e sindicatos interessados em conhecer mais detalhes sobre o Projeto Acesso podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Centro Administrativo Municipal (Rua Walter Marquardt, 1111) ou pelo telefone 3372-8091.

Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000