Prefeito autoriza contratação de intérprete de Libras

12/09/2017 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Educação - Tags: educacao linguagem de sinais libras surdos interprete act

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli, autorizou o secretário de Educação, Rogério Jung, a contratar um profissional intérprete de Libras para atuar junto à Secretaria Municipal de Educação. O assunto foi tratado na tarde desta terça-feira (12), numa reunião com a presença de representantes da Associação de Surdos de Jaraguá do Sul, intérpretes da língua de sinais, a chefe de Gabinete, Emanuela Christian Wolff, e outros profissionais da Educação, na sede da Secretaria.

Para o prefeito Lunelli, a contratação deste profissional institui uma nova política pública de atendimento e garantia dos direitos dos surdos jaraguaenses. O pedido de apoio foi feito pelo vice-presidente da Associação de Surdos Rodrigo Fazan, e o diretor administrativo Marcelo de Oliveira Freitas. Rodrigo – que é surdo – considerou por meio do intérprete Irineu Hencke, que o atendimento ao pedido é um avanço muito grande para as cerca de 1,6 mil pessoas que utilizam Libras no município e que esperavam por isso desde 2013.

A equipe da Educação Especial da Secretaria de Educação ficará responsável pelo serviço. Conforme a coordenadora de Educação Especial, Kathlen Hass da Rocha, o tradutor intérprete de Libras será contratado temporariamente – no caráter ACT – para cumprir 40 horas semanais. Ele ficará à disposição para atender a demanda da Secretaria, como a tradução em eventos, assessoria às escolas, auxílio ao polo de surdos e acompanhamento dos mesmos em atividades de cunho particular, como atendimento da saúde, entrevistas de emprego e em outras demandas onde haja a necessidade desta comunicação. “Para finalizar a contratação, será feita uma banca avaliativa para garantir um serviço de qualidade aos surdos”, explica Kathlen, acrescentando que o processo deve ser finalizado ainda este ano.

Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000