Políticas regionais para agricultura debatidas em fórum da Amvali

31/08/2007 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Agricultura - Tags:

O secretário de Desenvolvimento Rural/JS, Amarildo Sarti, participa de um fórum de debate a ser realizado no próximo dia 14, em Barra Velha, envolvendo representantes das secretarias de agricultura dos municípios que compõem a Amvali, entidade responsável pela coordenação desta iniciativa. A finalidade do evento é discutir a implementação de políticas regionais para o setor, já que são cultivados os mesmos produtos em praticamente todas cidades da região, explica Sarti, acrescentando que esta proposta partiu de Jaraguá do Sul.Para o secretário Rural jaraguaense, o melhor caminho é a realização de parcerias para desenvolver e viabilizar para a região projetos já existentes, como a implantação de uma micro-usina de álcool, por exemplo. Neste caso, todos os produtores de cana poderiam se organizar numa espécie de consórcio, sugere. Nesta mesma linha de investimento, Amarildo Sarti informa que já estão em andamento estudos solicitados à Universidade da Região de Joinville (Univille) como alternativa para a fabricação de álcool: um deles pesquisa o re-aproveitamento do descarte da produção de banana (fruta que não é destinada à comercialização), enquanto que outro analisa a utilização do pseudocaule e das folhas da bananeira. Mas para agilizar processos como estes, Sarti diz ser necessária a união de esforços dos municípios para financiar o desenvolvimento de tecnologias, pois os resultados acabam beneficiando toda a região.

Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000