Arquivos


Número de emissão de carteira de trabalho cresce em Jaraguá do Sul

08/08/2017 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Economia - Tags: carteira trabalho

Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul indicam uma provável reação oferta de emprego na cidade. A informação tem como base os dados do atendimento da agência local do Sine que registrou nos últimos seis meses a emissão 1380 novas carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Dado que contrapõe aos 520 documentos que foram expedidos no mesmo período em 2016.

Segundo o gerente de Trabalho e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e coordenador do Sine jaraguaense, Ronnie Leonel Lux, os setores industrial e do comércio e industrial, em especial o têxtil, são responsáveis pelo maior fluxo de geração de emprego nos últimos meses. “Somente em julho o Sine encaminhou 589 pessoas para estas vagas” disse.

No mesmo período, continua Lux, foram captadas 130 vagas junto às empresas; O coordenador explica que nesse critério é considerada o número de empresas que oferecem a vaga, “É bom que fique claro que um mesmo grupo pode ter 40 postos de trabalho disponíveis, mas para efeito de estatístico conta como se fosse uma vaga”. Ele acrescenta que a vinda da filial de uma grande rede de supermercado também contribuiu para essa retomada do emprego.

Planejamento – Outra questão apontada por Ronnie Lux para o aumento da emissão das carteiras de trabalho é planejamento montado por equipe do próprio Sine. “Algo que levava em média três meses e que agora passou a ser emitida num prazo bem menor, em média uns 35 dias”.

Lux explica ainda que já é possível redistribuir o atendimento de forma a destinar o período da manhã exclusivo para agendamentos e a parte da tarde para emissão da Carteira de Trabalho e entrada no seguro desemprego. Isto foi possível, graças ao encaixe no atendimento. “A partir que ocorre a falta, automaticamente o primeiro da lista do agendamento é acionado”

O Sine jaraguaense informa que são emitidas uma média entre 15 a 20 Carteiras de Trabalho por dia. “A cada três dias são entregues pelo Ministério do Trabalho uma média de 45 carteiras”, observa.

Serviços domésticos - Ronnie explica ainda que além de pessoa jurídica (empresas e instituições) o cadastro de vagas junto ao Sine também pode ser feito por qualquer cidadão. “O que muita gente não sabe é que se o cidadão ou cidadã precisar de profissionais como diarista, jardinagem, eletricista e encanador ele também pode se dirigir a nossa agência e registrar a vaga, mesmo sendo temporária”, explicou.

A Agência do Sine em Jaraguá do Sul está  localizada na rua Antônio Cunha, 160, Vila Baependi nas dependências da Rodoviária.

 






Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000