Móveis e eletrodomésticos inutilizados terão destinação ecologicamente correta

11/06/2014 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Meio Ambiente - Tags: meio ambiente entulho cheias fujama

O prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, orientou a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semob) que coordenam, desde segunda-feira (9) as equipes de limpeza de ruas e coleta de móveis inutilizados por causa das cheias na cidade, para que este material seja selecionado e reaproveitado no que for possível. A intenção do chefe do Executivo é a de minimizar o impacto nos aterros. “Temos esta preocupação ambiental, pois não queremos que este passivo fique para as gerações futuras. Muitos móveis se perderam, mas suas matérias-primas podem ser reutilizadas, a exemplo das madeiras dos sofás, metal de fogões e geladeiras”, explicou Janssen. O objetivo do prefeito, que já trabalha a questão ambiental na cidade de forma ampla, é mostrar que a Prefeitura está fazendo sua parte nesta situação.

De acordo com o presidente da Fujama, Leocádio Neves e Silva, num primeiro momento, o material segue para um dos três aterros de materiais de construção da cidade. Concluído o serviço, será feita uma triagem e tudo o que puder ser reaproveitado terá destinação adequada. Sucatas de natureza metálica serão encaminhadas para as associações ou cooperativas de recicladores da cidade. Já os móveis inutilizados serão processados, picados e transformados em composto orgânico. A previsão inicial é de que o trabalho de recolhimento deva se estender até sexta-feira (13).

Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000