Jogos da Semana da Pátria abertos oficialmente

12/09/2017 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Esportes - Tags: pátria jogos semana abertura

Profissionais de educação física, gestores escolares, estudantes, representantes de entidades esportistas e do 14º Batalhão da Polícia Militar, além do prefeito Antídio Aleixo Lunelli e da Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, participaram, na manhã de hoje (12), no Ginásio Arthur Müller, da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Semana da Pátria – Troféu Geraldo Werninghaus. O evento esportivo reúne 1,2 mil alunos atletas de 28 unidades escolares, que disputam oito modalidades.

Na ocasião, a secretária Natália enalteceu o trabalho dos profissionais de educação física nas escolas. “Sem os professores, que revelam os atletas, este momento não seria possível”, disse. A secretária ainda lembrou dos valores que o esporte transmite, entre eles: disciplina, respeito, cooperação e superação, elementos essenciais para a formação de campeões na vida. O prefeito, que declarou abertos os jogos, lembrou do patrono do evento esportivo como empresário de valor e também prefeito de Jaraguá do Sul e disse que o esporte propicia integração.

Houve, na abertura, homenagem à professora recentemente aposentada, Cornélia Holzinger Caglioni, que entre muitas conquistas, foi considerada atleta do século na região Norte de Santa Catarina. O fogo sagrado, considerado símbolo olímpico, foi conduzido por atletas de basquetebol, seguido de apresentação de ginástica rítmica e do projeto de taekwondo.

Participam dos jogos as escolas Adelino Fancener, Antônio Estanislau Ayroso, Cristina Marcatto, Helmuth Guilherme Duwe, Jonas Alves de Souza, Maria Nilda Salai Stähelin, Gertrudes Steilein Milbratz, Francisco Solamon, Rodolpho Dornbusch, Alvino Tribess, Giardini Luiz Lenzi, Julius Karsten, Erich Gruetzmacher, João Romário Moreira, Roland Dornbusch, SESC Escola, Instituto Educacional Jangada, Renato Pradi, Ribeirão Molha, Ricieri Marcatto, Max Schubert, Albano Kanzler, Anna Töwe Nagel, Colégio Bom Jesus - Divina Providência, Centro Educacional Dente de Leite, Colégio Evangélico Jaraguá e Colégio Marista São Luis.

As modalidades disputadas serão as seguintes:
Basquetebol masculino - 9 escolas inscritas;
Basquetebol feminino - 5 escolas inscritas;
Futsal masculino - 12 escolas inscritas;
Futsal feminino - 5 escolas inscritas;
Voleibol masculino - 7 escolas inscritas;
Voleibol feminino - 10 escolas inscritas;
Handebol masculino - 3 escolas inscritas;
Handebol feminino - 3 escolas inscritas;
Tênis de Mesa masculino - 10 escolas inscritas, 51 alunos/atletas;
Tênis de Mesa feminino - 8 escolas inscritas, 44 alunas/atletas;
Xadrez masculino - 10 escolas inscritas, 78 alunos/atletas;
Xadrez feminino - 8 escolas inscritas, 60 alunas/atletas;
Natação masculino - 10 escolas inscritas, 44 alunos/atletas;
Natação feminino - 8 escolas inscritas, 24 alunos/atletas;
Atletismo masculino- 13 escolas inscritas, 181 alunos/atletas;
Atletismo feminino - 14 escolas inscritas, 201 alunos/atletas.

Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000