Jaraguá é representada em evento sobre saneamento em MG

22/05/2015 - Publicado por: AUREA - Categoria: Samae - Tags: saneamento jaraguá samae evento

O prefeito Dieter Janssen, o presidente do Samae Ademir Izidoro e equipe técnica participam na segunda e terça-feira (25 e 26) da 45ª Assembleia Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) que ocorre em Poços de Cladas (MG). A assembleia é considerada um dos mais maiores eventos anuais da América Latina sobre saneamento. Equipe do setor da Fundação Municipal de Esportes e Turismo de Jaraguá do Sul também estará no evento com um estande em que serão divulgados os potenciais da cidade que em 2016 deve sediar a assembleia da Assemae.

A expectativa é reunir representantes de aproximadamente dois mil municípios brasileiros, em atividades como oficinas, painéis, mesas-redondas, seminários e palestras. O evento tem como tema “Saneamento Ambiental: políticas integradas com a participação social” e os participantes vão debater sobre os avanços e desafios do saneamento básico no Brasil, incluindo a discussão sobre a atual crise hídrica que afeta o País, principalmente a região Sudeste.

A programação também inclui a 19ª Exposição de Experiências Municipais em Saneamento (EEMS), oportunidade de troca de experiências entre pesquisadores da área e os serviços municipais, por meio da apresentação de trabalhos técnicos. Destaque ainda para a Feira de Saneamento que reúne as principais inovações tecnológicas de produtos e serviços.

Sede em 2016

Jaraguá do Sul foi escolhida a cidade sede da 46º Assembleia Nacional da Assemae que ocorrerá em maio de 2016. Segundo o presidente do Samae, Ademir Izidoro, sediar este evento terá uma representação importante para Jaraguá do Sul e, principalmente, para Santa Catarina. O Estado, apesar do destaque no desenvolvimento econômico, tem um dos piores índices de saneamento do Brasil. Ao contrário de Jaraguá do Sul que alcança em 2016  o índice de 85% de tratamento de esgoto sendo um dos melhores índices do Estado.

Para o prefeito Dieter Janssen é muito importante que Jaraguá do Sul mostre o que tem feito pelo saneamento básico e que essa preocupação com a qualidade de vida e bem estar da população possa ser reconhecida nacionalmente e sirva de exemplo para mais municípios.