Jaraguá do Sul segue em evolução no Ideb

04/09/2018 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Educação - Tags: ideb educacao

O Município subiu de 6,9 em 2015 para 7.1 em 2017. Escola Loteamento Amizade teve a melhor nota da rede municipal com 8.1

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (3) a atualização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, dado este atualizado a cada dois anos. A exemplo de anos anteriores o Município de Jaraguá do Sul mostrou evolução na média tanto nos anos iniciais como finais na rede municipal de ensino.

Na prova do Ideb realizada com os alunos de 5º ano em 2017 a média foi de 7,1, melhorando o índice de 2015 que era de 6,9. “Para nossa surpresa a nossa rede municipal nos anos iniciais atingiu a mesma média que as escolas privadas no Brasil”, destacou o secretário da Educação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Rogério Jung.

Em relação às notas finais 8º/9º ano também houve evolução de 5,6 no Ideb de 2015 para 5,7 neste último. “Para fazer um comparativo em nível de País as redes estaduais ficaram com média 4,8, a municipais 4,6. Só ficamos atrás da rede privada que a média foi 7”, destacou o secretário. “Isso também nos deixa feliz, mostrando, cada vez mais, que estamos no caminho certo. Graças a dedicação dos nossos profissionais vamos cada vez mais lutar para que nossa a média aumente e melhore a cada dia”, disse satisfeito Jung.

A grata surpresa local do Ideb ficou por conta do desempenho da Escola Loteamento Amizade. É primeira vez que participa deste levantamento e sua estreia não poderia ser melhor. “Foi a média mais alta da da nossa rede. Nos anos iniciais a escola conseguiu atingir 8.1”, ponderou o secretário.

O Ideb de cada uma das escolas da Rede Municipal de Ensino de Jaraguá do Sul é avaliado pelos seus gestores que o compara com o índices anteriores da própria escola e com os índices da rede municipal de ensino, do Estado de Santa Catarina e do Brasil. A primeira comparação é feita avalia três critérios: 1) se o Ideb da escola está subindo; 2) se esse índice alcança a meta projetada pelo MEC para o período e; 3) se a escola atingiu 6 pontos, que é a meta projetada para o Brasil até 2021.

A segunda comparação, ajuda a verificar se a escola está de acordo com as médias do município, estaduais e federais, que servem como balizadores da etapa. Com esses dados, os gestores podem tomar decisões visando melhorar a qualidade de ensino, superando obstáculos ainda existentes.