Instalado kit de transposição no Manso

23/03/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Defesa Civil - Tags: defesa civil obras kit transposicao ponte manso

Defesa Civil e Secretaria de Obras e Serviços Públicos acompanharam a instalação de kit de transposição no Ribeirão Manso, em Santa Luzia, nesta sexta-feira (23). A ponte de concreto pré-moldado foi repassada pela Defesa Civil Estadual. As vigas da estrutura estavam a uma distância de 14 quilômetros, no município de Campo Alegre e foram transportadas por duas carretas contratadas pela Defesa Civil Estadual.

Conforme explicou o secretário de Obras, Onésimo José Sell, cada viga tem 15 metros de comprimento por cinco de largura e foi necessária uma operação muito cautelosa para o transporte das mesmas, devido à estrada estreita e com muitas curvas, exigindo muita habilidade dos motoristas e do pessoal de apoio. A instalação ocorreu sobre o Ribeirão Manso, no bairro Santa Luzia, no limite entre Jaraguá do Sul e Joinville.

Em junho do ano passado, o prefeito Antídio Aleixo Lunelli assinou o Termo de Compromisso de Recebimento do kit de transposição de obstáculo. Antes disso, em abril, a Prefeitura encaminhou ofício à Defesa Civil Estadual na tentativa de buscar uma solução para a ponte localizada na região do Ribeirão Manso e que vinha apresentando problemas constantemente.

O então secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável, deputado Carlos Chiodini, foi quem reforçou o pedido junto ao órgão estadual e entregou o documento ao prefeito confirmando o repasse. Com isso, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos providenciou as cabeceiras para apoiar a estrutura.

A Defesa Civil de Santa Catarina tem utilizado o modelo de kits de transposição para substituir estruturas antigas, geralmente danificadas pelas enxurradas ou que ofereçam riscos à população. No caso da ponte no Manso, o diretor de Defesa Civil do município, Hideraldo Colle, destaca que em períodos de chuva forte, a ponte de madeira ficava encoberta pela água, deixando isoladas várias famílias daquela região e prejudicando o transporte de cargas.

Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000