Grupo do turismo avança com propostas para Guia de Atrativos Religiosos

08/02/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Turismo - Tags: turismo religioso atracoes guia atrativos

O terceiro encontro de trabalho realizado quarta-feira (7) pelo grupo de turismo religioso, na igreja matriz de São Sebastião, reuniu 20 participantes e teve sugestões pontuais que devem constar em guia de atrativos religiosos. O material de divulgação deve contemplar inicialmente 31 edificações em Jaraguá do Sul – 20 católicas e 11 luteranas - de relevância histórica, arquitetônica e de manifestações religiosas.

No impresso também deve constar o Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá, por fazer parte da Rota do Padre Aloísio, assim como o Noviciado Nossa Senhora de Fátima. Outra proposta apresentada foi a inclusão da paróquia luterana Cristo, em Schroeder, por ser o maior templo da IELB no país. Os participantes acordaram que cada igreja deverá ser divulgada por meio de fotografia externa, breve resumo, contato, assim como os dias e horários das celebrações.

Outra ideia levantada é que o guia contenha um mapa, com a localização e identificação das igrejas católicas e luteranas. A produção das fotografias das igrejas será iniciada na quinta-feira (8) pela equipe de Comunicação da Prefeitura.

Estiveram presentes o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Domingos Zancanaro, o diretor de Turismo, Marcelo Nasato, e o chefe de Desenvolvimento Turístico responsável pelo Turismo Religioso, Giuliano Sávio Berti.

O próximo encontro itinerante ocorre dia 7 de março, às 9 horas, na  comunidade luterana Redentor, no bairro Jaraguá 99. Nesse dia será apresentado um esboço do folder para aprovação dos integrantes da comissão. Com distribuição dirigida, o folder será pulverizado em repartições públicas, rede hoteleira, consultórios e comunidades religiosas.

Setor atrai número crescente de visitantes

O chefe de Desenvolvimento Turístico responsável pelo Turismo Religioso, Giuliano Sávio Berti, lembrou que o segmento está em processo de expansão. Dados do Ministério do Turismo apontam que são realizados em média 20 milhões de viagens movidas pela fé, somando mais de 300 locais, em que a movimentação econômica supera R$ 15 bilhões ao ano. Em Jaraguá do Sul, as peregrinações à igreja Nossa Senhora do Rosário, impulsionadas a partir do processo de beatificação do Servo de Deus Padre Aloísio Boeing, e as visitações à Chiesetta Alpina, são as de maior visibilidade e tendem a crescer ainda mais.

Segundo o diretor de Turismo, Marcelo Nasato, defende a ideia da colocação de totens para facilitar o trajeto dos visitantes. Ressalta que o município busca recursos junto ao Ministério do Turismo para aquisição de novas placas de sinalização turística (de cor marrom) desde o ano passado e que o pedido foi reforçado em janeiro.  “O nosso carro-chefe é a espiritualidade que as pessoas buscam, e também a curiosidade turística. Em primeiro lugar, para que os jaraguaenses conheçam o que temos”, resume Giuliano Sávio Berti.