Grupo de Resposta Jaraguá promove exposição e treinamento

23/04/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Defesa Civil - Tags: Defesa civil GRJ grupo resposta jaragua

O feriado de Tiradentes, no último sábado (21), foi de trabalho para os integrantes do Grupo de Resposta Jaraguá. Durante o período da manhã, o GRJ foi oficialmente apresentado para a comunidade e, à tarde, os integrantes passaram pelo primeiro treinamento, com ênfase nos tipos de viaturas, comunicação e transporte, bem como a interação dos integrantes, o trabalho de cada equipe e o potencial de cada um.

A programação aconteceu na Arena Jaraguá, onde as oito entidades integrantes do Grupo de Resposta Jaraguá (Diretoria de Proteção e Defesa Civil, Bombeiros Voluntários, Grupo Gerar, Polícia Militar, Clube de Canoagem Kentucky, Jeep Clube, Clube de Rádio Amador, Secretaria de Assistência Social e Habitação e Secretaria de Obras e Serviços Públicos), expuseram suas estruturas, atividades e projetos. Também chamou a atenção o helicóptero Arcanjo O3 dos Bombeiros Militares de Santa Catarina e que tem sua base na cidade de Blumenau.

Durante a apresentação do GRJ, a Chefe de Gabinete da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Emanuela Christian Wolff, lembrou da importância de ter um grupo organizado para dar respostas à comunidade em casos de emergência. “Lembro das dificuldades que enfrentamos nos últimos eventos climáticos, pela falta de um plano de ação. É muito importante que esses grupos se conheçam e trabalhem juntos. Jaraguá do Sul tem o voluntariado no coração e isso é fundamental para o sucesso”, enalteceu, acrescentando que o município conta com um Plano de Contingência atualizado pela Defesa Civil no ano passado e que servirá de base para qualquer operação emergencial. Lembrou ainda que a Administração vem fazendo sua parte nas ações de prevenção, e citou as duas obras de contenção no Rio Jaraguá (fundos do Clube de Campo Beira Rio e imediação do Centro Cultural Alemão), que serão feitas nos próximos meses para conter o avanço do rio sobre os terrenos destas entidades.

O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, Gildo Martins de Andrade Filho, lembrou que os eventos climáticos são cíclicos e, por isso, é importante estar preparados para atender a população. “Devido a isso, nós já fizemos dois simulados de emergência com os policiais do Batalhão para darmos respostas rápidas à comunidade”, contou. Já o coordenador regional de Defesa Civil, Osvaldo Gonçalves, disse que Jaraguá do Sul é exemplo para o Estado, saindo na frente com a criação do grupo de respostas, que é uma exigência da Defesa Civil Estadual. “O município também está na lista da Defesa Civil Estadual como um dos mais propensos a sofrer eventos climáticos. Por isso, é preciso estar sempre preparado para diminuir o impacto nas questões de vidas e patrimônios”, acrescentou.

De acordo com o Diretor de Proteção e Defesa Civil, Hideraldo Colle, ainda em 2018 serão feitos mais dois treinamentos em datas a serem definidas e um simulado, no mês de novembro.

Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000