Evento promove conscientização sobre o uso de armamento nuclear

10/08/2018 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Cultura - Tags: paz armamento nuclear museu

Terminou hoje (10), no Museu da Paz, mais uma edição da Semana de Reflexão para a Construção da Paz. O evento lembrou, durante toda a semana, o lançamento das bombas sobre Hiroshima, em 6 de agosto, e Nagasaki (9) e propôs um momento de reflexão sobre o uso de armamento nuclear contra os seres humanos, utilizado pela primeira vez pouco antes do término da II Guerra Mundial, em ataques realizados pelos países aliados contra o Japão, último país que integrava o Eixo a se render.

Às 9 horas de quinta-feira (9), aconteceu uma pequena celebração para marcar a semana, com apresentações culturais no Palco Alternativo, além de visita ao Museu da Paz. Estiveram no palco, alunos do quarto ano da EMEB Ribeirão Molha, professor Paulo Cesar Silva, o Coral do Centro de Convivência, sob a regência da maestrina Liara Roseli Krobot e de Giane Ropelato Voltolini. A programação envolveu a confecção de dobraduras em origami do Tsuru, ave japonesa que simboliza paz, prosperidade, saúde, longevidade e fidelidade.

Sobre o Tsuru - Trata-se de um dos símbolos mais tradicionais do Japão, considerado tesouro nacional. Os japoneses acreditam que a ave simboliza paz e vida longa. Também simbolizam o amor conjugal e a fidelidade, pois essas aves são monogâmicas. Diz a lenda japonesa que a confecção de mil tsurus utilizando-se a técnica do origami e com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar.

Pouco depois do fim da segunda Guerra Mundial, os tsurus de origami passaram a simbolizar esperança e paz através de Sadako Sasaki. Diagnosticada com leucemia depois de ter sido exposta à radiação do bombardeio de Hiroshima, Sadako resolveu dobrar os tsurus na esperança de ser recompensada com saúde, felicidade e paz eterna. Infelizmente, faleceu antes de chegar ao seu objetivo, porém sua determinação pela cura e esperança pela paz mundial emocionou milhões de pessoas do mundo inteiro.

Mais fotos aqui

Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000