Categorias



Estação Saúde oferece teste rápido gratuito no Centro Histórico

02/08/2018 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: saude estacao vacina hepatite

Atividade chama a atenção também para a campanha nacional de vacinação, que começa na segunda

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul iniciou hoje (2), com uma coletiva de imprensa, o funcionamento da Estação Saúde – Jaraguá Zero Hepatites. A Estação estará aberta das 10 às 19h30 na quinta e na sexta-feira; e das 8 às 17 horas no sábado - sem fechar para o almoço. Tem por objetivo orientar as pessoas que passam pelo local, estrategicamente instalado em frente ao Terminal Urbano, além de oferecer o teste rápido gratuito (hepatites B e C, HIV e sífilis) e informar sobre a vacina contra a hepatite B. Jaraguá do Sul tem 660 casos registrados de hepatite, sendo 74,7% hepatite B (sem cura) e 25,3% hepatite C (curável). Dia 28 de julho foi o Dia Mundial de Combate à Hepatite.

Durante a coletiva de imprensa foram apresentados vídeos de profissionais e pacientes ligados ao programa de prevenção e tratamento das hepatites virais, que deram seu depoimento sobre a importância da testagem e do tratamento para manter a qualidade de vida. O Rotary Club do Vale do Itapocu, parceiro da Saúde no tema vacinação, se fez presente e expôs o vídeo resultado da parceria com a Saúde, a Escola Valdete Piazera e o Fecine, que produziram o curta “Vacina é papo de família”. O Rotary tem por meta, há muitos anos, erradicar a poliomielite do mundo.





Campanha contra a polio e o sarampo começa na segunda

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo acontece de 6 a 31 de agosto em todo o País. Crianças de um ano a menores de cinco anos são o público-alvo da ação. Idosos, adolescentes e adultos são convidados a checar se as vacinas estão em dia, levando o cartão de vacinação até o posto de saúde mais próximo da residência. O dia de mobilização nacional, Dia D, será 18 de agosto (sábado), quando todas as unidades de saúde com sala de vacina estarão atendendo no período das 8 às 17 horas. Neste dia, especificamente para crianças de um a menores de cinco anos para a vacinação contra a polio e o sarampo.  



 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000