Equipe de robótica da rede municipal é a segunda melhor do Estado

20/08/2018 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Educação - Tags: robotica obr

Alunos e professor de robótica da Escola Ricieri Marcatto, do Rio Cerro I, foram premiados, neste fim de semana, com medalha de prata na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica - categoria até 8º ano.

O robô Thanos arrasou na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em Araranguá, sul de Santa Catarina. Ao menos 40 equipes foram até o ginásio da Escola estadual Profª Dolvina Leite de Medeiros para a competição neste sábado, dia 18. Thanos foi pensado por alunos da Escola Municipal Ricieri Marcatto, no bairro Rio Cerro I, com a coordenação do professor de robótica Marcos Elias Nunes, que o construíram e programaram para desempenhar funções de resgate em um ambiente de desastre simulado. Além da equipe do Thanos, participaram mais quatro equipes da rede municipal de Jaraguá. Todos voltaram com premiação. Confira.

Nível 1 (até o oitavo ano)
* Segundo lugar geral: THANOS (Escola Ricieri Marcatto, Rio Cerro I, professor Marcos Elias Nunes)
* Melhor escola Pública: ROBERTO (Escola Jonas Alves, Tifa Martins, professor de robótica Marcos Elias Nunes)
* Melhor Robustez: ROBOLOTAM (Escola Loteamento Amizade, Amizade, professor Roni Carlos Silveira dos Santos)
* Melhor Design: UNITED (Escola Ribeirão Cavalo, Braço do Ribeirão Cavalo, professor Marcelo Feder)

Nível 2 (do oitavo ano até EM e Técnico):
* prêmio de dedicação: WALLE MATRIX (Escola Ricieri Marcatto, Rio Cerro I, professor Marcos Elias Nunes)

Todo esse destaque não veio sem esforço. Foram dois meses de preparação para a competição. Desde junho, os alunos se reuniram na Secretaria de Educação para treinar, todos os sábados pela manhã. As férias não foram poupadas. Depois das férias, o treinamento ficou mais intensivo e a reunião aconteceu todos os dias, na secretaria, até o dia da competição. As cinco equipes são compostas de 17 crianças, três professores de robótica, e os assessores pedagógicos Juliano Cristofolini (assessor pedagógico de Ciências e coordenador do projeto de robótica nas escolas), a assessora pedagógica Josiane de Freitas, e o assistente de Tecnologia da Informação e mentor das equipes, Rafael Weber Martins. Agora as equipes se preparam para mais um torneio de robótica, que acontece em Rio do Sul em outubro: a First Lego League.

Mais fotos da competição aqui.

Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000