Desenvolvimento Econômico promove visita técnica ao RS

06/02/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Turismo - Tags: desenvolvimento economico turismo

Produtores do Rio da Luz terão oportunidade de conhecer iniciativas bem sucedidas de turismo rural em Bento Gonçalves e Santa Rosa de Lima

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo encabeça visita técnica ao Rio Grande do Sul, de 19 a 22 deste mês, especificamente às rotas Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra. O grupo é formado por produtores e moradores do Vale Tombado, no bairro Rio da Luz.  Aproximadamente 15 pessoas devem participar da viagem de trabalho ao Estado vizinho. Representam a pasta, o diretor de Turismo, Marcelo Nasato, e a turismóloga  Denise Sueli Henn. A iniciativa foi idealizada em outubro do ano passado pelo vice-prefeito e ex-secretário, Udo Wagner. Essa é a primeira vez que a Secretaria se mobiliza para identificar novos modelos de negócios além das fronteiras catarinenses.

O roteiro inclui visitações à vinícolas, cantinas, propriedades agrícolas, pousadas e demais empreendimentos de Bento Gonçalves (RS). Antes disso, ainda em Santa Catarina, o grupo visita Santa Rosa de Lima, que fica no Sul do Estado, e é considerada a capital catarinense do agronegócio.  Objetiva que os participantes conheçam cases bem sucedidos de empreendedorismo turístico. Dentre os locais a serem visitados estão a Casa Valduga, Cave de Pedra e Casa do Artesão, em Bento Gonçalves, assim como a Acolhida na Colônia e associação de agricultores ecológicos, em Santa Rosa de Lima.

Vale destacar que o Vale dos Vinhedos, patrimônio histórico, cultural e gastronômico do Rio Grande, é referência nacional na produção de vinho e na recepção de visitantes. Já Santa Rosa de Lima é conhecida pela produção orgânica de hortaliças, agroindústrias e pelo turismo rural.

A turismóloga Denise Henn entende que a busca de propostas inovadoras pode despertar os interessados em empreender para a fabricação artesanal de  produtos coloniais e no acolhimento nas comunidades. “A intenção é que experienciem, como um fator motivacional, para identificarem o potencial que tem a região do Rio da Luz”, observa o diretor de Turismo, Marcelo Nasato. Entre os que confirmaram presença na viagem técnica estão donos de pesque-pague, de produtos de panificação, queijo artesanal, das áreas de gastronomia e artesanato (crochê e bordados). “A ideia é eles conhecerem detalhes da produção das agroindústrias e da infraestrutura para receber turistas”, complementa Nasato.