Categorias



Crianças de Três Rios do Norte se encantam com fantoche educativo

16/10/2018 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: criancas tres rios saude bucal fantoche juca

Com idade entre quatro e seis anos, as crianças de pré 1 e pré 2 da Escola Vitor Meirelles, no bairro Três Rios do Norte, estão na fase de começar a escovar os dentes sozinhas. Nada melhor do que estarem bem informadas sobre o assunto. Para isso, as técnicas em saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Karoline Borges Rodrigues e Tânia Marlize Jantz Hoffmann, apresentaram nesta terça-feira (16) a peça infantil em fantoche “Juca com dor de dente”, que vem acompanhada de muita informação educativa, escovação supervisionada e novas escovas de dentes para as crianças. 

Durante a conversa educativa que Tânia e Karoline têm com as crianças, os pequenos são orientados sobre como usar a escova de dente, quais os movimentos corretos, quanto de pasta de dente usar, quais alimentos atrapalham a saúde dos dentes, a importância de largar bicos e mamadeiras nessa idade, entre outros assuntos. Esse trabalho faz parte da área educativa do Programa de Saúde Bucal nas creches municipais de Jaraguá do Sul, que conta com odontopediatra visitando regularmente todas as creches. Mais de sete mil crianças são atendidas com este programa. 

O fantoche conta a história de Juca, que comia balas, pirulitos, tomava mamadeira e ia pra cama sem escovar os dentes. Um dia acordou com muita dor no dente e perguntou: “Por que será que meu dente tá doendo? Quem será que pode me ajudar?”. Aí é que entra a dentista e as crianças, que ensinam Juca a cuidar dos dentes. A próxima escola que será visitada pelas técnicas de saúde bucal será a Escola Erich Blosfeld, no bairro Ilha da Figueira, nesta quarta e quinta-feira.








 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000