Suicídio é tema de reunião de profissionais da Educação

11/07/2017 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Educação - Tags: Educação Saúde prevenção suicídio estudantes jovens

Coordenadores pedagógicos das escolas da rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul estão reunidos nesta terça (11) e quarta-feira (12), no auditório do Sesi, para uma formação por meio de parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde. O objetivo da formação é  instrumentalizar os coordenadores pedagógicos frente às demandas de suicídio nos adolescentes.
Nesta terça-feira (11), após a abertura da formação, feita pela Gerente de Ensino Fundamental, Iraci Müller, a  Gerente de Saúde Mental, Denise Thum, iniciou o tema da discussão. Pequenos grupos se reuniram para falar sobre as demandas sentidas nas escolas.
Por fim, houve a socialização destas informações das demandas em comum no grande grupo, e os resultados serão compilados e encaminhados para as unidades escolares.
Dados recentemente divulgados pela BBC Brasil indicam que, entre 1980 e 2014, a taxa de suicídio entre jovens de 15 a 29 anos aumentou 27,2% no Brasil. E, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é campeão mundial do transtorno de ansiedade e o quinto em número de casos de depressão. A depressão entre os jovens vem aumentando a cada ano, e pode levar à morte. Entre as recomendações é buscar o diálogo aberto, sem preconceito, escutar e procurar entender o que se passa na cabeça de um jovem, tarefas que podem ser feitas por qualquer pessoa, desde os familiares, amigos, colegas e profissionais das escolas.

Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000