Arquivos


Caminhada da Saúde Mental acontece nesta quinta

17/05/2017 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: saude mental caminhada

O Serviço de Saúde Mental de Jaraguá do Sul promove nesta quinta-feira (18) a 7ª edição da Caminhada da Saúde Mental, que visa chamar a atenção da sociedade para a atenção dada às pessoas com sofrimento psíquico. O evento acontece no Dia Nacional de Luta Antimanicomial e terá como participantes profissionais de saúde, usuários dos Caps II, Caps AD e Capsi, familiares, estudantes e comunidade em geral.

O ponto de partida da caminhada será o Calçadão da Marechal, próximo ao Colégio Marista São Luís, às 9h30. Após a caminhada, as atividades continuam no Caps II, na Ilha da Figueira, com almoço, apresentação de vídeo das outras edições da caminhada, roda de conversa e roda de música. O encerramento está previsto para as 15 horas.

A coordenadora do Serviço de Saúde Mental de Jaraguá do Sul, Denise Thum, explica que o motivo do evento é fazer a sociedade refletir sobre o problema. “Vivemos em tempos de privatização. Passados mais de 20 anos da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), torna-se necessário reafirmar os valores e princípios da Reforma Sanitária e da Reforma Psiquiátrica Brasileira, sobretudo os ideais de ampliação da esfera pública e de transformação social que motivaram essa importante conquista da sociedade brasileira. A data de 18 de maio foi lançada em 1987 pelo Movimento de Luta Antimanicomial, adotando o lema “por uma sociedade sem manicômios!” e propõe uma mudança no modelo de atenção em Saúde Mental e questiona as relações de estigma e exclusão que nossa sociedade estabelece com relação ao portador de sofrimento psíquico”, ressalta.  


 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000