Algumas famílias dificultam acesso dos pesquisadores do Cadastro Único

30/08/2011 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Habitação - Tags:

A secretária da Habitação e Regularização Fundiária, Maristela Menel, está preocupada com as dificuldades impostas por alguns moradores em relação ao levantamento que está sendo feito para o Cadastro Único do Plano de Redução de Riscos. “Temos observado que algumas destas famílias não têm permitido o acesso de nossos pesquisadores às suas residências, com medo de serem retiradas na mesma hora de suas casas. Medo este, injustificado”,  explicou a secretária.

Ao todo foram mapeadas 286 famílias. Destas, 60 % foram visitadas desde o início da pesquisa feita em conjunto com a Centro Universitário Católica, em Jaraguá do Sul no dia 20. “No entanto, apenas 15%”das visitas se converteram em cadastros efetivos justamente por esta dificuldade”, destacou Maristela. Ela também observou que os 50 estudantes da Católica que fazem este trabalho estão devidamente identificados com crachá e colete.

Maristela Menel explica que desde 2007, a criação de um Plano Municipal de Redução de Riscos é uma exigência do Governo Federal para captação de recursos da União para o setor habitacional dos municípios. Além da questão dos repasses, o Plano de Redução  permitirá estabelecer ações para evitar problemas relacionados a enxurradas ou desabamentos, além de investir nestas áreas para que possam ser recuperadas”, reiterou Maristela.

Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000