Arquivos


Adesivos de falcões evitam colisões de aves em janelas da PMJS

13/12/2013 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Administração - Tags:

Técnica criada no Canadá é adotada pela Diretoria de Administração já que incidentes com pássaros tem sido frequentes

Um acidente comum que pode ocorrer com aves, principalmente nos locais onde elas são atraídas, com muitas árvores é a colisão com vidraças. Segundo especialistas ao ver o ambiente externo refletido nas janelas, as aves pensam que são passagens para outro extremo deste ambiente e contra elas se chocam.

É o que vem ocorrido com frequência no prédio onde fica o setor de Patrimônio da Prefeitura de Jaraguá do Sul no qual funciona, entre outros serviços, a entrega de cestas básicas da Secretaria da Assistência Social.. “Volta e meia temos que acionar nosso serviço de Zoonoses para recolher os pássaros que acabam morrendo após bater contra a janela”, comenta o diretor da Administração, Onésimo Sell.

Para tentar acabar com o problema, a PMJS resolveu adotar uma medida economicamente viável e ecologicamente correta: fixar adesivos em forma de falcões nas janelas da fachada do prédio. A técnica foi criada por um estudante canadense e, segundo Sell, demonstrou ser uma  forma muito prática e mesmo decorativa de acabar com o problema.'Ao fixar nestas vidraças desenhos de aves predadoras de pássaros, como falcões, os demais pássaros desviam sua rota de voo.

Segundo Onésimo, a medida já foi adotada  com sucesso em outros prédios locais como .das empresas WEG, Duas Rodas e Sipar. “Esperamos que a partir de agora, com a colocação dos adesivos nem nós, muito menos os pássaros, tenham mais problemas com janelas”, sorriu o diretor da PMJS.






Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000