Aberta a IX Conferência Municipal de Assistência Social

13/07/2017 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Social - Tags: Social conferência Suas Assistência Social

O Centro de Convivência, localizado no Parque Municipal de Eventos de Jaraguá do Sul, está sendo palco da IX Conferência de Assistência Social, que teve sua abertura na noite de quarta-feira (12). Aproximadamente 300 pessoas participam do encontro organizado em parceria pelo Conselho Municipal de Assistência Social e Secretaria de Assistência Social e Habitação da Prefeitura.

A abertura teve a participação da juíza da Vara da Família, Criança e Adolescente, Daniela Fernandes Morelli, e do promotor da mesma Vara, Rafael Meira Luz. Em seus pronunciamentos, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Euci Cristofolini, e a secretária municipal de Assistência Social, Maria Santim Camelo (Nina), ressaltaram a importância de discutir e renovar as políticas públicas do SUAS.

Já o prefeito Antídio Aleixo Lunelli, destacou que este é o melhor momento para discutir as políticas públicas para a Assistência Social em Jaraguá do Sul. “Isso porque, nos últimos dois anos, houve um crescimento significativo de pessoas que precisam dos serviços da Assistência Social. A crise econômica colocou muitas famílias em situação de vulnerabilidade em todo o País, e aqui em Jaraguá do Sul não é diferente”, mencionou.

Segundo Lunelli, colocar a real situação e as necessidades em debate é importante para avançar no atendimento à população que mais necessita e fazer gestão com justiça. “Por mais dificuldades que estejamos passando neste momento frente a gestão, enfrentando a maior crise da história! Nenhum aparelho público foi fechado ou servidor que garante direitos ficou sem salário! Esta é uma demonstração de união de forças e criatividade de todos que estão aqui hoje”, acrescentou, finalizando que a parceria entre os profissionais, usuários do SUAS, comunidade e poder público é fundamental para garantir os direitos do cidadão.

Após a abertura da IX Conferência aconteceu a primeira palestra “Garantia dos direitos no fortalecimento do SUAS” – tema central desta edição –, com Darlene de Moraes Silveira, doutora em Serviço Social pela PUC/SP.

O evento prossegue a partir das 8 horas deste dia 13, com quatro oficinas no período da manhã. À tarde, os trabalhos serão retomados às 13h30, quando ocorrerá a plenária para discussão e aprovação das propostas levantadas nas oficinas e eleição dos delegados que representarão Jaraguá do Sul na Conferência Estadual de Assistência Social, que deve ser realizada entre os meses de agosto e outubro, em Florianópolis.

Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000